CHILE: TEMPORADA DE NEVE 2019

Postado | 0 comments


A temporada de neve na América do Sul demorou a chegar por conta das condições climáticas. O período que normalmente vai de início de junho até final de setembro, em 2019 começou no final de junho e em algumas estações a neve só caiu no início de julho. O final da temporada ficará para final de setembro ou até outubro.

E para quem ainda não programou sua viagem, deve ficar de olho nas novidades. O imenso vale do Chile oferece a maior superfície apta para a prática do esqui na América do Sul e é um dos destinos preferidos dos brasileiros, e tem muitas novidades para esse ano.

Segue um guia bem completo de todas as estações de ski do Chile.

 

ANTILLANCA

Antillanca, além de ser uma das principais estações de esqui do Sul do Chile, ainda tem outro diferencial: fica localizado na encosta de um dos mais belos vulcões do país, o Casablanca. A 98 quilômetros da cidade de Osorno, o Centro de Esqui tem como destaque a possibilidade de prática do esporte de inverno fora das pistas tradicionais. A geografia do vulcão permite que esquiadores experientes descubram novos locais com bons declives para descidas extremas, em uma área conhecida como uma das mais radicais do país para snowboard. Bom também para famílias, o centro turístico de Antillanca propõe atividades de ecoturismo e de aventura, como escaladas, passeios por grutas vulcânicas e trekking pela floresta de araucárias.

Vale destacar que a temporada de esqui acontece de 22 de junho a 15 de outubro.

 

CORRALCO

Com uma altitude de 2,3 mil metros, e em meio a uma floresta de araucárias de mais de mil anos, fica o centro de esqui de Corralco. São 31 pistas e o ponto alto de lá é a qualidade da neve (considerada uma das melhores para esquiadores experientes). Além disso, há a exclusividade: o local conta com pistas menos cheias, o que possibilita uma melhor experiência. Para este ano, a estação anunciou que estreará seu sétimo teleférico, ao lado do elevador Cornice, que atualmente leva os visitantes de sua base ao meio da montanha.

A temporada deste ano vai de 22 de junho a 13 de outubro.

 

EL COLORADO

El Colorado, estação de esqui que completou 70 anos em 2018, é uma das principais do circuito de centros de inverno nos arredores de Santiago, cerca de 50 quilômetros da cidade. Dentre as novidades para este ano destaca-se a abertura de uma nova pista, voltada aos esquiadores mais experientes, com extensão de 2,5 mil metros. É voltada para equipes de treinamento, mas também pode ser utilizado pelos clientes da estação durante a temporada de inverno.

A temporada vai de 20 de junho a 30 de setembro.

 

 

FARELLONES

A estação de Farellones se destaca por se posicionar como um centro de entretenimento na neve para toda família com todos os tipos de atrações. Não sendo, assim, um local exclusivamente para a prática de esqui e snowboard. Além disso, distante a cerca de 45 quilômetros de Santiago, o local é ideal para famílias com crianças, especialmente aqueles que querem ter uma ótima experiência no primeiro contato com a neve, já que diversas atividades são oferecidas no local.

A temporada vai de 21 de junho a 30 de setembro.

 

LA PARVA

Junto de um pitoresco vilarejo no meio da neve da Cordilheira dos Andes, La Parva tem uma história curiosa: foi construído originalmente como um refúgio para guerras, mas posteriormente tornou-se um dos centros de esqui mais no Chile. A proximidade de Santiago (cerca de 50 quilômetros) ajuda em sua popularidade, além de suas 40 pistas de todos os níveis – iniciantes a partir de três anos podem fazer aula por lá. É na escola do centro, chamada Golondrinas, que fica a principal novidade da estação para este ano: renovado, o espaço passou a contar com um novo centro para turistas, permitindo aos visitantes alugar equipamentos, adquirir passes e escolher as aulas que farão em um único lugar. Um novo restaurante faz parte ainda das mudanças para este ano, enquanto os shows noturnos de fogos de artifício e as descidas com tochas durante a noite, que criam um belo espetáculo luminoso, continuam como tradição do La Parva.

A temporada vai de 29 de junho a 30 de setembro.

 

NEVADOS DE CHILLAN

O local é conhecido mundialmente pela excelente qualidade de sua neve e particularmente pela beleza de seus arredores. Os destaques incluem fontes termais vulcânicas, grandes extensões de mata nativa e uma vista panorâmica de neve e montanhas. Possui uma área de esqui de dez mil hectares, adequada para todos os tipos de esportes de inverno – além de esqui, snowmobile, randonnée, passeios de trenó e cross country são praticados por lá. São mais de 30 pistas, incluindo a Três Marias, a mais longa da América do Sul, com 13 km de extensão. A grande novidade de lá para este ano é a reabertura do Grand Hotel Thermas de Chillán, empreendimento de alto luxo que desde o ano passado passa por uma longa reforma de todos os seus ambientes, que foram totalmente repaginados. Ainda não se tem muitos detalhes de como o icônico hotel ficará, sendo garantido apenas que ele deve reabrir em junho.

A temporada vai de 21 de junho a 15 de outubro.

 

 

PORTILLO

Localizado a pouco mais de 150 quilômetros de Santiago, no coração da Cordilheira de Los Andes, Portillo é o centro de esqui mais antigo da América do Sul. A estação, que fica na beira do belo Lago del Inca, conta com quatro hotéis de diferentes as categorias e tem como destaque uma piscina aquecida ao ar livre com vista para as belas montanhas andinas. A novidade para este ano são as 25 novas máquinas automáticas de fabricação em neve. Elas atenderão no total dez hectares e nove pistas (na última temporada os equipamentos cobriam apenas parte de três pistas). Isso deve assegurar as boas condições para o esqui do início ao fim da temporada. Melhorias foram feitas também no Hotel Portillo, o de mais alto padrão do local – os apartamentos familiares dos 3º, 4º e 5º andares acabam de ser renovados e estão com nova decoração.

A temporada se estenderá de 29 de junho a 8 de outubro.

 

VALLE NEVADO

Dono da maior área esquiável do hemisfério sul, dividida em 34 pistas, e maior centro de esqui do Chile, o Valle Nevado é hoje uma das estações preferidas dos brasileiros para curtir o inverno na neve. Somente na temporada de 2018, 15% de todos os visitantes eram brasileiros (45 mil). De novidade para este ano além das tradicionais aulas de esqui e snowboard, oferecerá também caminhadas com raquetes de neve e aulas de randonnée, espécie de marcha na neve, com instrutores qualificados e bilíngues. No longo prazo, a estação já anunciou que deve estrear seu Bike Park em dezembro, aproveitando o terreno e o design de suas pistas também durante o verão – o Valle Nevado passará a ficar aberto o ano inteiro e será um destino não só de esqui, mas também de diversas modalidades de ciclismo.

A temporada de neve vai de 21 de junho a 27 de setembro.

 

 

SKI PUCÓN

A pouca distância do centro urbano, em região do Parque Nacional Villarrica, esta estação dispõe de 20 pistas para a prática de esqui e snowboard, com uma excelente qualidade de neve e também de serviços e infra-estrutura. Ski Pucón é um empreendimento do importante Gran Hotel Pucón Resort & Club, desde 1990 é responsável pelas instalações escolhidas para realizar varias competições esportivas de nível internacional. Com uma superfície apta para a pratica do esqui que vai desde 1.200 aos 1.800 sobre o nível do mar, na parede noroeste do vulcão, onde você tem um incrível visual dos cinco lagos do sul chileno. Desde daí estão disponíveis as diferentes pistas de esqui com seus diversos níveis, além das importantes áreas fora de pista, a neve úmida e congelada nas pendentes e úmida e compacta na base. Ski Pucón tem 9 meios de elevação, uma famosa escola de esqui e uma equipe muito experiente de patrulheiros para garantir sua segurança na montanha.

A temporada de neve vai de meados de junho a meados de outubro.

 

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Fale com a Laki!