Gramado e Canela


Gramado, na Serra Gaúcha, é o maior destino turístico do Rio Grande do Sul. Pequena, bonita e charmosa, a cidade investe constantemente em atrações, ajardinamento, embelezamento, sinalização e tudo mais que possa incentivar sua principal fonte de renda, o turismo. Com uma arquitetura peculiar, Gramado tem ares europeus que misturam um pouco da colonização alemã, um pouco da italiana e até mesmo da suíça. Não apenas nas construções, mas as belas praças e parques, a gastronomia típica e o comércio inspiram-se no visual do velho continente para criar um cenário perfeito! As ruas cheias de lojinhas interessantes, os cafés movimentados, a Rua Coberta, a bonita igreja e o comércio famoso pelas roupas de lã e pelo chocolate artesanal. Hotéis e pousadas aconchegantes, restaurantes típicos, galeterias, casas de fondue e os famosos Cafés Coloniais que servem aos visitantes o melhor da cozinha colonial e internacional. Atrações como a Rua Coberta, o Lago Negro, o Mini Mundo, os museus, as atividades de turismo rural, os parques temáticos garantem a diversão a qualquer momento.

DCIM100GOPROGOPR2080.

E para completar, a cidade vizinha, Canela, é igualmente bela e repleta de atrações. Os dois municípios são ligados por uma estrada pontilhada de lojas, museus, restaurantes, fábricas de chocolate, hotéis e mirantes, que torna o passeio imperdível!

Belos parques e atrativos turísticos, que usam como cenário belezas naturais, matas nativas, ar puro, o cantar dos pássaros e belas estruturas construídas para bem receber, proporcionando momentos de paz, diversão e lazer. A gastronomia que contempla várias culturas, com atendimento de excelência e deliciosos sabores cuidadosamente temperados. O tradicional churrasco, o romântico fondue e o doce chocolate caseiro são especialidades que agradam. Hotéis e pousadas cheios de aconchego, muito conforto e atendimento diferenciado. Tem eventos culturais e de lazer para todas as idades, durante o ano todo. Comércio variado com malhas, artesanato, couro e grifes. Belezas naturais sempre bem cuidadas e preservadas chamam a atenção de seus visitantes. Os parques sempre cheios de mata nativa, quedas d’água de 131 metros, trilhas, morros e vales com vistas inesquecíveis.

Tudo começou em 1873 com a colonização europeia iniciada por imigrantes lusos, seguida pelos alemães e ainda por imigrantes italianos, vindos de Caxias do Sul. Gramado tem ares europeus que misturam um pouco da colonização alemã, um pouco da italiana e até mesmo da suíça. Não apenas nas construções, mas as belas praças e parques, a gastronomia típica e o comércio inspiram-se no visual do velho continente para criar um cenário perfeito.

As quatro estações do ano proporcionam verdadeiros espetáculos da natureza. O romantismo do outono com temperaturas amenas, o aconchego da lareira e do vinho no inverno, a alegria e o colorido das flores na primavera e a energia do verão fazem de Gramado uma cidade mágica. Mas no inverno o frio da Serra acrescenta um charme extra às ruas cheias de lojinhas interessantes, os cafés movimentados, a Rua Coberta, a bonita igreja e o comércio famoso pelas roupas de lã e pelo chocolate artesanal. Mas Gramado atrai visitantes o ano inteiro, graças a sua intensa programação e sua variedade de atrações.

Sede do badalado Festival Internacional de Cinema, de Publicidade e de outros tantos eventos, Gramado promove festas fixas em seu calendário, como a Festa da Colônia, a Chocofest e o Natal Luz. Este movimento de turistas faz com que Gramado seja uma cidade movimentada o ano inteiro.

O QUE FAZER

CENTRO DE GRAMADO: Característico das cidades pequenas, tudo em Gramado parece girar em torno de sua principal avenida, a rua Borges de Medeiros. O burburinho se espalha pelos cafés, lojas charmosas, casas de chocolate onde se encontra gente indo e vindo pelas calçadas bem cuidadas com canteiros de flores.

RUA COBERTA: A Rua Coberta liga a Avenida Borges de Medeiros à Rua Garibaldi, este espaço é muito usado para eventos e exposições, há comércio de roupas e acessórios, restaurantes, cafés e lojas de souvenirs. Aquecida por campânulas no inverno e oferecendo um pouco de sobra no verão, a Rua Coberta é sempre uma boa pedida.

PRAÇA MAJOR NICOLETTI: a Praça Major Nicoletti é uma bela extensão da Rua Coberta. Inaugurada em 1936, a praça foi remodelada em 2003, oferecendo charmosos espaços para quem quer descansar – ao sol ou a sombra – e curtir o vai e vem constante dos turistas na cidade. A vista não poderia ser melhor: a Igreja São Pedro e o Palácio dos Festivais.

IGREJA DE SÃO PEDRO: A igreja mais conhecida de Gramado, fica na Avenida Borges de Medeiros – a principal rua de Gramado. Toda em pedra basáltica em meio a um pátio ajardinado, a Igreja São Pedro (1942) é um ponto de referência para moradores e turistas. O acesso ao templo é livre e as missas são realizadas com regularidade.

PALÁCIO DOS FESTIVAIS: O Festival Internacional de Cinema de Gramado é um dos principais eventos da cidade e uma das mais importantes premiações do cinema latino e brasileiro. O evento acontece no famoso Palácio dos Festivais – Cine Embaixador, recebendo artistas consagrados que sonham em sair de lá com o Kikito, troféu símbolo da premiação. Passado o burburinho das celebridades, o Palácio dos Festivais exibe sessões de cinema as sextas, sábados e domingos no Cine Embaixador. No mês de julho, as sessões acontecem todos os dias.

CASA DO COLONO:  A Casa do Colono é um lugar especializado em produtos coloniais, de feitio artesanal, característico da região. Oferece pães, salames, cucas, geléias e outras delícias, num prédio bem ao lado da Rodoviária da cidade

LAGO JOAQUINA RITA BIER: Com 17 mil metros quadrados, o Lago Joaquina Rita Bier existe há mais de 70 anos. Idealizado por Leopoldo Rosenfeldt foi construído a pás e picaretas, numa área cercada por araucárias e casas de veraneio, com uma pequena ilha em seu interior. O Lago Joaquina Rita Bier é um dos cartões postais de Gramado e reflete o espírito de tranquilidade e turismo da cidade.

LAGO NEGRO: Um dos lugares mais conhecidos de Gramado, o Lago Negro é um cenário extremamente romântico! Com águas profundas, escuras e calmas, cercados de pinheiros, hortênsias e azaléias, o lago pode ser contornado em agradáveis caminhadas ou num passeio de bicicleta. Suas margens são locais ideais para um piquenique. Dentro da água, charmosos pedalinhos conferem um colorido ao local. Bem sinalizado, o Lago Negro é fácil de achar, possui vagas para estacionamento e restaurantes

PÓRTICO DA ENTRADA: Quem vai a Gramado se encanta desde a chegada na cidade. Os primeiros registros desta viagem começam nos pórticos de entrada, com sua arquitetura peculiar e seus canteiros floridos. São dois pórticos: o primeiro deles recebe os viajantes que chegam via Nova Petrópolis. Construído em 1973 em estilo bávaro, é um requisitado ponto para fotografias dos viajantes. Já quem chega na cidade via Taquara, passa pelo segundo pórtico, este mais recente (construído em 1991) em estilo normando, homenageando a colonização alemã.

RÓTULA DAS BANDEIRAS: A Rótula das Bandeiras esta localizada na Praça Leopoldo Rosenfeldt e é uma das paradas obrigatórias dos turistas. Nesta praça estão hasteadas as bandeiras de todos estados brasileiros, por isso o nome da rótula. Há uma réplica do Kikito em tamanho gigante em um belo jardim florido bem em frente a Rótula das Bandeiras, que completam o cenário para a foto perfeita. O Kikito é o troféu do Festival Internacional de Cinema de Gramado que é entregue aos premiados do evento e simboliza o Deus do Bom Humor.

PREFEITURA: Uma bela construção com ares germânicos e detalhes em madeira policromada e acabamento em lambrequins, mostra no alto o brasão da cidade. A Prefeitura Municipal de Gramado sedia, além da malha administrativa, a Secretaria de Turismo. Ela possui também um importante ginásio de esportes onde acontecem inúmeros eventos.

MUSEU DE CERA DREAMLAND: O Museu de Cera Dreamland possui replicas em cera de grandes personalidades mundiais em dezessete cenários diferentes. No Museu você poderá se transportar para ambientes completos de grandes sucessos do cinema e lugares incríveis!

HARLEY MOTO SHOW: O Harley Motor Show é o único museu de motos da Harley Davidson temático da América Latina. Um espaço de quase 1.000 m², com decoração inspirada nos bares e cassinos de Las Vegas. O museu detém um acervo de mais de 20 modelos de motos da Harley Davidson, expostas que fizeram historia e levaram os amantes de duas rodas a muita adrenalina.

HOLLYWOOD DREAM CARS: O museu Hollywood Dream Cars foi inaugurado em Julho de 1997. Estão reunidos carros das décadas de 20, 30, 40, 50 e 60, carros que marcaram épocas e fizeram historia nos cinemas. É a maior exposição de carros antigos que fizeram historia no meio automobilístico. Carros restaurados com perfeição sem fugir de nenhum detalhe do original.

MINI MUNDO: No Mini Mundo você verá réplicas de construções em miniatura construídas em um lindo jardim ao ar livre. Os visitantes podem conhecer um pouquinho da antiga Europa, mini réplicas de construções da Alemanha, ver os enormes castelos europeus com riqueza em detalhes, construções Suíças. Nesse mundo em miniatura há também uma replica do aeroporto de Bariloche, Argentina e a Cordilheira dos Andes.

PASSEIOS RECOMENDADOS:

TOUR GRAMADO E CANELA: No Tour Gramado e Canela você vai além dos pontos turísticos das cidades mais charmosas do Brasil. Em Gramado você vai conhecer o Museu de Cera Dreamland, Museu Harley Moto Show, Hollywood Dream Cars, Mini Mundo e Chocolate Lugano; além de fazer um passeio panorâmico pelo Lago Negro. Já em Canela, o espetáculo fica por conta da Cascata e Parque do Caracol, Mundo a Vapor, um passeio panorâmico pela Catedral de Pedra, além de uma parada na BannyPel Couros.

TOUR UVA E VINHO COM ALMOÇO: No Tour Vale dos Vinhedos, você conhecerá todo o charme das cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, típicas cidades da colonização italiana. No passeio de Maria Fumaça, a oportunidade imperdível de aproveitar shows, tarantela, degustação de vinhos, espumantes e sucos de uva. Em Bento Gonçalves, a chance de conhecer a Vinícola Miolo e, com acompanhamento de enólogos, degustar e conhecer os melhores vinhos do Brasil! O Tour ainda passa por Carlos Barbosa, com a parada no show room da Tramontina e na Queijaria Fetina Di Formaio. Em Nova Petrópolis, faremos uma parada para compras no Aspen Shopping, onde você encontrará malhas e artigos da região a preço de fábrica.

TOUR JARDIM DA SERRA: O tour tem início com uma parada em uma fábrica de cristais, uma fábrica de chocolates, uma loja de artigos esportivos, uma loja de vinhos e também uma fábrica de artigos de couro. Em seguida faremos um passeio a cidade de Nova Petrópolis, local onde a colonização alemã é marcante e preservada por seus moradores e comerciantes. Nova Petrópolis recebeu o título de Jardim da Serra Gaúcha merecidamente pelo encantamento do centro da cidade, que é um verdadeiro jardim deslumbrante e colorido o ano todo. Divirta-se no Labirinto Verde situado bem no centro da cidade, junto á belíssima praça das flores e encante-se no Parque Aldeia do Imigrante. Além da gastronomia e arquitetura, os parques e atrativos remetem a pequenos vilarejos do interior da Alemanha. Almoço e ingressos não incluídos.

SNOWLAND: Um lugar incrível, onde todas as pessoas podem experimentar a sensação única de estar em contato com a neve. Aqui você transporta sua imaginação para um charmoso Vilarejo Alpino ao pé de uma Montanha Nevada. O parque oferece diversas atrações e atividades na neve e fora dela. Conta ainda com uma ampla área de alimentação e diversas lojas que complementam ainda mais a sua visita. Seja inverno ou verão, faça chuva ou faça sol, Snowland é diversão garantida.

BUSTOUR: A bordo do BusTour você vai conhecer os principais atrativos turísticos das cidades de Canela e Gramado. São 4 ônibus panorâmicos circulando entre 8h15min e 18h30min e você começa o roteiro de qualquer ponto, a qualquer hora! O equipamento conta com áudio em português, inglês e espanhol com as principais informações histórico-culturais das cidades de Canela e Gramado, espaço para cadeirantes, bicicletas e além de monitores treinados e capacitados para informar e acolher nossos clientes com dois roteiros regulares, em veículos double deck (dois andares), aberto no andar superior. O ticket é válido para um dia de passeio. Neste dia, o passageiro pode desembarcar e embarcar em quantos pontos desejar e também usar as duas rotas estendidas (verde e azul) e permanecer o tempo que quiser nos atrativos, de acordo com os horários disponíveis no trajeto. Em todos os pontos de parada, há uma placa explicativa com horários de passagem do ônibus por aquele ponto.

EVENTOS

CHOCOFEST: Na terra do chocolate, em meio a jardins floridos, a Chocofest é um evento que celebra a Páscoa com sua magia doce. Gramado se enfeita com coelhos e ovos e as vitrines das casas de chocolate artesanal se tornam ainda mais cobiçadas. A programação da Chocofest traz personagens como o Conde Guloseima, Condessa Doçura, Vovó Duquesa e o Chocolito em meio a outros ícones de histórias infantis. Paradas, teatros, atividades também fazem parte deste mundo de encantamento para os pequenos turistas de Gramado. Já os adultos preferem atividades de reciclagem de materiais, oficinas de chocolate caseiro e outras programações móveis como a Confraria das Vovós e o Doce Desfile de Modas que acontecem em paralelo a Chocofest.

FESTIVAL DE GASTRONOMIA: Desde 2007, a cidade celebra a boa mesa no Festival Internacional de Gastronomia, Vinhos e Espumantes. O evento que acontece nos meses de outubro, traz grandes personalidades da culinária brasileira e internacional em performances que demonstram seu talento e a criatividade seja em festins, oficinas ou ainda workshops. Os turistas se deliciam com o Tour Gastronômico, vibram no Concurso de Melhor Cozinheiro Chef, fazem  degustação de vinhos e espumantes e ainda podem curtir a programação cultural.

FESTIVAL DE CINEMA: O evento que existe desde 1973 premia e homenageia grandes nomes do cinema gaúcho, nacional e internacional, em várias categorias. Todos os anos, no mês de agosto, Gramado ganha ares de Hollywood, misturando o charme dos artistas e diretores com o os casacos e cachecóis dos fãs e apreciadores da sétima arte que se aglomeram em torno do Palácio dos Festivais.

FESTA DA COLÔNIA: A colonização de imigrantes europeus, especialmente alemães e italianos, legou as principais características da Serra Gaúcha e da cidade de Gramado: a gastronomia, os produtos típicos, os costumes, a arquitetura, a fé. Espetáculos culturais, música típica, dança, culto ecumênico, oficinas, feiras, mostras e muito mais fazem parte da Festa da Colônia, que atrai visitantes de todas as partes. Mas o que não pode faltar é a mesa farta de produtos coloniais. Eles se destacam pela qualidade e capricho que só os artigos artesanais podem ter. A Festa da Colônia de Gramado acontece entre os meses de março e abril.

NATAL LUZ: Em 1986 surgia o Natal Luz de Gramado. Naquela época, grupos de corais passeavam pela rua de principal da cidade, levando em suas mãos velas acesas enquanto entoavam cânticos natalinos. Esta emocionante tradição evoluiu para o que hoje é o maior evento de Natal do país. Turistas de todas as partes começam a chegar já no mês de outubro e lotam a cidade até os primeiros dias de janeiro para conferir este show de luzes, cores e magia. Nesta época, Gramado se enfeita em ruas e vitrines espetaculares, que parecem saídas do cinema. O som do Natal invade os ambientes, e nem mesmo o calor tira o clima festivo. À noite, as ruas de Gramado ganham uma iluminação especial, requintada e elaborada, que transforma a cidade. E é com o frescor da noite que acontecem a maior parte dos espetáculos, como o acendimento do pinheiro, a Árvore Cantante, o espetáculo Nativitaten, teatros e o famoso desfile de Natal: uma parada de som e luzes, onde personagens encantados dão um show de alegoria. No final do desfile, a neve artificial cai sobre toda a avenida, polvilhando de branco os participantes e a platéia numa tradição mágica.

IMG_1201

CANELA

Uma das cidades mais bonitas e visitadas da Serra Gaúcha, Canela é um recanto de sossego, cultura e paisagens naturais encantadoras. Com fácil acesso rodoviário, ela possui ainda uma pista para aviões de pequeno porte. Totalmente voltada para o turismo, Canela já encanta os visitantes no concorrido caminho que a liga com a cidade vizinha, a famosa cidade de Gramado. São cerca de sete quilômetros de casas de chocolate, cafés coloniais, museus, lojas de móveis e artigos de decoração, restaurantes e belas vistas de uma das regiões mais charmosas do estado.

Conhecer Canela é um encanto: no roteiro urbano, que se faz a pé, a Igreja de Pedra é ponto máximo da rua principal, que passa pela bela praça, os canteiros ajardinados e as lojinhas. Se a cidade estiver recebendo algum evento, a decoração da área urbana surpreenderá o visitante pelo cuidado e requinte dos detalhes.

Mas o grande diferencial de Canela está nas atrações de ecoturismo, nas suas paisagens surpreendentes e na beleza ímpar de seus parques tranquilos. Por isto, cada vez mais condomínios com casas de veraneio vem aparecendo pela região. Espaços como o Parque Laje de Pedra, e parques da Cachoeira, das Corredeiras, da Ferradura, do Pinheiro Grosso, do Sesi, das Sequóias oferecem desde atividades mais ousadas até deliciosos passeios contemplativos. Romântica, Canela também possui opções para casais apaixonados, que podem se deliciar no ambiente bucólico dos charmosos restaurantes ou deleitar-se nas elegantes pousadas que surgem em meio à mata de pinheiros no caminho entre a cidade e o parque do Caracol.

Os pequenos turistas encontram atividades variadas nos parques de chocolate, na inteiração com animais e rotina rural dos hotéis e parques ou em lugares inusitados, como a Terra Encantada, o Mundo Gelado, o cinema 4D Alpen Motion e o interessante Mundo a Vapor.

O QUE VISITAR

CATEDRAL DE PEDRA: A Catedral Nossa Senhora de Lourdes fica no coração da cidade, construção em estilo gótico inglês, é um dos pontos turísticos mais fotografados da Serra Gaúcha. Com sua torre de 65 metros de altura e um carrilhão de 12 sinos e sua presença imponente, a Catedral de Pedra de Canela é um templo de beleza e fé.

MONUMENTO DA INTEGRAÇÃO: O escultor Carlos Tennuis criou o Monumento à Integração por ocasião da visita dos  presidentes dos países do Cone Sul: Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Exposta ao ar livre, a obra marca a amizade e integração entre estes países.

CASA DO ARTESÃO: Na bela paisagem urbana de Canela, que mais parece uma cidade cenográfica, a antiga Estação Rodoviária da cidade, hoje abriga a Casa do Artesão e a Central de Informações Turísticas de Canela. Famosa pela beleza e variedade do seu artesanato, a cidade juntou num só espaço os bonecos, peças em crochê, tecelagem, trabalhos manuais que são uma bela lembrança da visita.

CASTELINHO: No caminho para o Parque do Caracol, o turista avista uma antiga casa em estilo enxaimel, encimada por uma torre que lhe conferiu o apelido de Castelinho. A bonita construção feita em madeira de araucária local data de 1915. Feita para ser residência familiar, conserva até hoje os móveis e utensílios típcos da época, transformando-se em um apreciado museu. Mas o grande atrativo do Castelinho de Canela sai de sua cozinha: a tradicional Apfelstrudel – a torta de maçã mais famosa da cozinha européia, servida com requinte e capricho neste cenário mágico.

MUSEU DA MODA: A estilista Milka Wolff inaugurou em Canela o Museu da Moda. Numa área de 2500 metros quadrados, estão expostos o resultado de uma extensa pesquisa na área, que abrange tecelagem, tingimento, costura e hábitos de vestir. Além de vestidos feitos a mão, reproduções rigorosas de peças antigas, o turista pode apreciar peças e utensílios usados na confecção de roupas, encontrados em antiquários de diversos países. No Museu da Moda de Canela a tecnologia faz o contraponto com a história: telas informatizadas e projeções são usadas para contar a trajetória do espaço e seu acervo.

TELEFÉRICO: Dentro do Parque do Caracol, a mais bela panorâmica pode ser obtida no passeio de 405 metros do teleférico que leva o visitante até um mirante da Cascata Vale da Lageana.

ESTAÇÃO VERDE: Cercado de mata nativa e com o delicioso clima da serra, o Estação Verde Adventure Park é um dos mais incríveis atrativos turísticos de Canela. São 5 hectares de belezas naturais complementados por uma ótima infraestrutura: parque, fraldário, sanitários, estacionamento e acessibilidade. A aventura fica por conta das tirolesas, do rapel, ponte pênsil e outras atividades que podem ser feitas com total segurança, uma vez que o parque prima pelo controle de qualidade e certificações internacionais de segurança, sem falar, é claro, nos profissionais qualificados.

PARQUE DO CARACOL: Cartão postal de Canela, a Cascata do Caracol possui 131 metros de queda, numa paisagem de tirar o fôlego: pinheiros, mata nativa, rochas e pássaros. E para melhor aproveitar as vistas do Caracol, Canela conta com o famoso Parque do Caracol – um lugar onde a natureza convive em harmonia com a infraestrutura turística, atraindo milhares de visitantes todos os anos. No Parque do Caracol há estacionamento, mirantes, restaurante, lojas de artesanato, trilhas ecológicas, trenzinho e a imensa escada de 927 degraus que leva até a base da cascata.

PARQUE DO PINHEIRO GROSSO: No Parque do Pinheiro Grosso fica a mais importante relíquia arqueológica e natural de Canela, a maior e mais antiga araucária do mundo. Esta árvore que dá nome ao parque, tem aproximadamente 700 anos e ainda produz sementes de pinhão. Seu tronco é tão grande que são necessários 12 homens para abraçá-lo.

ECOPARQUE SPERRY: No coração do Vale do Quilombo, entre Canela e Gramado, o fantástico Ecoparque Sperry é um recanto de preservação ambiental e diversão para toda família. Ele possui 20 hectares de mata atlântica, três cursos d’água e muitas cachoeiras, que fazem de sua paisagem, seu maior charme. Por isto, as atividades do parque constituem-se de trilhas interpretativas, caminhadas ecológicas e do Programa Educativo Lobo Guará, de educação ambiental. E para repor as energias a pedida é o restaurante Bêrga Motta, que fica dentro do Ecoparque Sperry e serve comida brasileira incrementada pelos ingredientes regionais (orgânicos e coloniais).

PARQUE DA FERRADURA: Os ecoturistas que vão a Canela tem um destino certo: o Parque da Ferradura. Os aventureiros, escalam os 400 metros de paredes do canyon; os contemplativos, preferem os mirantes e as caminhadas até a cascata do Arroio Caçador. O Parque da Ferradura também é o passeio ideal para quem quer ver de pertinho animais como o quati, macaco-prego, bugio-ruivo, serelepe, cutia, gambá, mão-pelada, veado-mateiro, graxaim e aves raras.

CAMINHO DAS GRAÇAS: Localizado entre o Parque do Caracol e o Parque da Ferradura. O Caminho das Graças constitui-se de várias imagens religiosas dispostas em frente as casas dos moradores locais. Todas elas foram escolhidas, posicionadas e decoradas pelos próprios habitantes, na busca de traçar um roteiro de reflexão e oração.

ALPEN PARQUE: Com 60 mil metros quadrados de área verde, o Alpen Parque é mais uma divertida opção para famílias, grupos de amigos ou ecoturistas que vem a canela. Isto porque o parque possui várias opções de diversão, com trilhas, arvorismo, tirolesa, rapel, bugee trampolin, touro mecânico, quadriciclo e outros brinquedos fantásticos. Atualmente a atividade predileta dos turistas é o Trenó que simula um trenó de neve. Mas nem só de natureza é feita O Alpen Park em Canela: quem gosta de tecnologia vai se divertir com os efeitos do Cinema 4D  ou com os jogos em 5D do Alpen Interactive. E se toda a adrenalina ainda for pouco, a Alpen Blizzard é a maior montanha-russa em aço do estado, com altura de 15 metros e velocidade média de 55 km/h.

PARQUE DAS CORREDEIRAS: Quem busca diversão, emoção e adrenalina, uma boa opção é o Parque das Corredeiras, onde rio Paranhana (também chamado Santa Maria) concentra praticantes rafting. É diversão garantida!

PARQUE FAZENDA DA SERRA: Esta bela área verde preservada possui lagos, quadras de esporte, piscina e parquinho infantil. No Parque Fazenda da Serra os turistas podem experimentar o melhor da culinária gaúcha, conhecer o processo de fabricação do queijo desde a ordenha do leite ou fazer caminhadas contemplativas em bela paisagem. Mas a grande pedida são os cavalos: é possível cavalgar em belos exemplares da raça, andar de charrete ou apreciá-los no Centro de Treinamento e Criação de Cavalos Crioulos.

PARQUE DO PALÁCIO: O Palácio das Hortênsias é a residência de inverno do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A área onde está este palácio, é um belíssimo parque conhecido como Parque do Palácio. O local é coberto de preservada vegetação nativa em uma área de 9 hectares. Suas trilhas e jardins são muito apreciados pelos moradores locais para caminhadas, uma vez que o parque fica no centro da cidade.

TERRA MÁGICA (FLORIBAL): As fábricas de chocolate artesanal da Serra Gaúcha atraem os pequenos visitantes não apenas pelas delícias doces, mas também pela beleza de suas lojas e parques temáticos. Em Canela, destaca-se a Terra Mágica, um lugar onde o Gigante Semeador recebe os visitantes com a semente do cacau. São cerca de mil personagens como os  dinossauros animatrônicos, além de atividades como o cinema 7D,  o vôo do pterodáctilo, o passeio no território dos dinossauros e a mina do chocolate.

MUNDO GELADO: Os fãs da saga Era do Gelo vão se encantar com um espaço temático gelado em Canela: o Mundo Gelado. Numa casinha de cubos de gelo, o personagem FLOC (uma mistura de esquilo, castor e urso polar) esculpiu no gelo esculturas incríveis! Dentro de roupas apropriadas, os visitantes podem conferir atrações abaixo de zero grau, como a caverna polar, as esculturas, a fenda animada e depois levar para casa souvenirs exclusivos além de recuperar a temperatura no café local.

IMG_5947

 

ONDE COMER

IL PIACERE: Carnes (parrillas), buffett de salada, pizzas. End.: Av. Borges de Medeiros, 1989. Centro. Gramado.

CHURRASCARIA CHAMA DE FOGO: Carnes nobres como chorizo e ancho, buffet variado, bebidas e ambiente familiar com o charme da serra gaúcha. End.: Av. Borges de Medeiros, 1350. Centro. Gramado.

TEXAS SALOON PIZZARIA: Fartas redondas em opções doces e salgadas, petiscos e cervejas, decoração rústica de salões do velho oeste. End.: Av. Borges de Medeiros, 1323. Centro. Gramado.

NONO MIO: Receitas de pratos típicos, de descendentes de italianos e alemães, em ambiente clássico do velho continente. End.: Av. Borges de Medeiros, 2070. Centro. Gramado.

EL FUEGO: Durante o almoço serve a Parrilla livre (você escolhe a quantidade de carne, molho e guarnições a um preço fixo). A noite Festival de fondue. End.: Rua Garibaldi, 20. Centro. Gramado.

CANTINA PASTASCIUTTA: Italiano. 12 tipos de massas com molhos. End.: Av. Borges de Medeiros, 2083. Centro. Gramado.

SKILLO LANCHES: Lanches variados. (sanduiches e hambúrguer). End.: Praça João Corrêa, 11. Centro. Canela.

BISTROT BRILLART: Carnes, saladas, sanduiches, cremes. End.: Rua Coberta. Centro. Gramado.

PIZZARIA CARA DE MAU (O PIRATA): Pizzaria artesanal temática. End.: Rua Cel. João Correa, 432. Centro. Gramado.

CAFÉ BELLA VISTA: Café colonial mais tradicional de Gramado. End.: Av. Borges de Medeiros,. Centro. Gramado.

JOSEPHINA CAFÉ: Carnes e massas. End.: Rua Pedro Benetti, 22. (ao lado da catedral) Centro. Gramado.

CASA DA VELHA BRUXA: Lanches. O famoso café da Prawer chocolates, serve chocolate quente, waffers, lanches salgados. End.: Av. Borges de Medeiros, 772. Centro. Gramado.

CAFÉ DO REINO DO CHOCOLATE – CARACOL CHOCOLATES: Chocolateria. End.: Av. das Hortências, 5382. Centro. Gramado.

LE CHALET DE LA FONDUE: Rodízio de queijo, carnes e chocolate. End.: Av. das Hortências, 1297. Centro. Gramado.

BELLE DU VALLAIS: O melhor restaurante Suiço do Brasil. End.: Av. das Hortências, 1432. Centro. Gramado.

BOTECO DO BILL: Música ao vivo todos os dias após as 23hs. End.: Av. das Hortências, 1648. Centro. Gramado.

CASA DO COLONO: Pães assados no fogão a lenha. . End.: Av. Borges de Medeiros. Praça das Comunicações. Gramado.

TOMASINI: Restaurante Italiano. Serve massas, carnes e fondue. End.: Av. das Hortências, 1189. Centro. Gramado.

SUGESTÃO DE ROTEIRO – 5 DIAS

Dia 1: Chegada em Porto alegre e transfer para Gramado. Passeio a pé pelas ruas do centro de Gramado e visita as lojas de artesanato local. Recomendamos jantar na Rua Coberta.

Dia 2: Tour Gramado e Canela: Em Gramado você vai conhecer o Museu de Cera Dreamland, Museu Harley-Davidson Motor Show, Hollywood Dream Cars, Mini Mundo e Chocolate Lugano; além de fazer um passeio panorâmico pelo Lago Negro. Já em Canela, o espetáculo fica por conta da Cascata e Parque do Caracol, Mundo a Vapor, um passeio panorâmico pela Catedral de Pedra, além de uma parada na BannyPel Couros.

Dia 3: Tour da Uva e Vinho: No Tour Vale dos Vinhedos, você conhecerá todo o charme das cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, típicas cidades da colonização italiana. No passeio de Maria Fumaça, a oportunidade imperdível de aproveitar shows, tarantela, degustação de vinhos, espumantes e sucos de uva. Em Bento Gonçalves, a chance de conhecer a Vinícola Miolo e, com acompanhamento de enólogos, degustar e conhecer os melhores vinhos do Brasil! O Tour ainda passa por Carlos Barbosa, com a parada no show room da Tramontina e na Queijaria Fetina Di Formaio. Em Nova Petrópolis, faremos uma parada para compras no Aspen Shopping, onde você encontrará malhas e artigos da região a preço de fábrica.

Dia 4: Na parte do dia conhecer o parque Snowland. A noite recomendamos experimentar o famoso Fondue de queijos e chocolate.

Dia 5: Na parte da manhã recomendamos um calmo passeio pelo Lago Negro. No almoço provar o famoso churrasco gaúcho. Depois um passeio pelo centro de Gramado. A noite conhecer a pizzaria cara de Mau.

Dia 6: Check out para retorno para o aeroporto.

 

 

Share This
Fale com a Laki!