Hawaii


O Havaí (português brasileiro) ou Havai (português europeu)nota 1 (em inglês: Hawaii; em havaiano: Hawai’i) é um dos 50 estados dos Estados Unidos.

DSC06557

O Havaí localiza-se em um arquipélago no meio do Oceano Pacífico, podendo ser considerado o estado americano mais isolado em relação ao resto do país. Sua capital e maior cidade, Honolulu, localiza-se a mais de 3100 km de qualquer outro Estado americano. O Havaí é o Estado mais meridional de todo o país, sendo considerado parte dos Estados do Pacífico. Sua economia está baseada primariamente no turismo. Barack Obama é o único presidente dos Estados Unidos nascido no estado do Havaí. O cantos Bruno Mars também foi criado na ilhas Havaianas. O arquipélago que forma o Havaí é conhecido historicamente pelo nome de Ilhas Sanduíche (“Sandwich Islands”). O arquipélago havaiano era povoado por polinésios, sendo que a região era governada por vários chefes polinésios locais, até 1810, quando Kamehameha I centralizou o governo do arquipélago, e instituiu uma monarquia.

O Hawaii se divide em cinco principais ilhas: Oahu, Molokai, Maui, Havaí e Kauai.

hawaiiDetailedMap

O Havaí é o único Estado americano cujos nativos utilizaram-se da monarquia como forma de governo. Em 1894, o arquipélago tornou-se uma república, e quatro anos depois, em 1898, foi invadido militarmente e anexado pelos Estados Unidos, tornando-se um território americano em 1900. Desde então, grande número de pessoas com ascendentes europeus, vindos de outras partes do país, bem como imigrantes asiáticos, instalaram-se no Havaí, dando à população local um aspecto altamente multicultural.

A base naval norte-americana de Pearl Harbor foi atacada por aeronaves da Marinha Imperial Japonesa, em 7 de dezembro de 1941. O ataque fez com que os Estados Unidos entrassem oficialmente na Segunda Guerra Mundial. Mais de 2400 pessoas morreram no ataque. Em 21 de agosto de 1959, o Havaí tornou-se o 50.º e último Estado americano a entrar à União.

DSC06650

COMO EXPLORAR O HAWAII

 A maioria dos visitantes chegam via aérea por Honolulu, capital do estado, para se ir de uma ilha a outra devem-se pegar vôos locais.

A ilha que visitei foi a OAHU, a terceira maior ilha do arquipélago. Além de ser a ilha mais populosa, é a mais visitada.

oahu-map-white

Honolulu se divide em dois pontos: a parte comercial e a parte histórica. A praia mais famosa se localiza na capital, Waikiki, que tem 4 km de extensão e no fim tem uma cratera vulcânica conhecida como Diamond Head. Cerca de 65 mil turistas vão a esta praia por dia, em suas areias douradas e águas mornas e claras, cenário perfeito para férias ou lua de mel. O clima é sempre agradável variando de 28 a 30 graus. as noites são estraladas e frescas.

DSC06487

As ruas e shoppings centers sempre lotados de pessoas passeando e surfistas. Como você está nos EUA, não podemos deixar de observar os variados restaurantes, grandes lojas de marcas, lojas de departamento. Tem um outlet dentro da cidade para quem gosta de compras com bom preço.

Um lugar para não deixar de visitar é Pearl Harbour ( eu não fui, pois todos os órgãos públicos estavam em greve, fiquei bem triste). A base abriga navios de guerra, museus militares e memoriais. O mais significativo é o USS Arizona Memorial, instalado no navio que foi afundado durante o bombardeio japonês  de 7 de dezembro de 1941, que matou mais de 2000 oficiais americanos e destruiu 18 navios de guerra, levando os EUA à Segunda Guerra Mundial.

O clima é sempre agradável variando de 28 a 30 graus, as noites são estraladas e frescas, e chove pouco. Uma dica é alugar um carro já no aeroporto para explorar toda a ilha.

Segue um roteiro para não deixar de visitar nenhuma das belas praias e atraçōes de Honolulu:

ÁREA CENTRAL (SUL)

  • Praia de Waikiki
  • Diamond Head (cratera de um vulcão)
  • Cemitério de Punchbowl
  • Aloha Tower

LADO LESTE DA ILHA

  • Hanauma Bay: é o melhor ponto para snorkeling da ilha. A vida marinha do Havaí é incrível: veja tartarugas-verdes (honu), peixes-papagaio e o Humuhumunukunukuapua’a, peixe que só existe na região.
  • Makapuú Beach
  • Sandy Beach: conhecida por suas excelentes ondas para bodyboard e bodysurfing, devido à quebra das ondas perto da costa.
  • Cockroach Bay
  • Lanikai Beach: pode ser considerada uma das praias mais bonitas da ilha, conhecida por ter um “mar celestial”
  • Kailua Beach Park

LADO NORTE DA ILHA (onde temos as ondas grandes para surf no inverno)

  • Haleiwa Beach
  • Waumea Beach
  • Banzai Pipeline: zona de surf internacionalmente conhecida por suas ondas tubulares e perfeitas.
  • Sunset Beach

DSC06655

Dia 1

De manhã: comece o dia com um café gelado aromatizado com macadâmia no Hula Grill, em Waikiki. Caminhe pelo centro de Waikiki e tire uma foto em frente à estátua de Duke Kahanamoku, localizada na praia convenientemente conhecida como Kahanamoku Beach. Traga um colar de flores para colocar na estátua de Duke, reconhecido por muitos como o inventor do surfe moderno. Antes do sol do meio-dia, faça a trilha até a cratera de Diamond Head, o icônico vestígio de uma erupção vulcânica ocorrida há 300 mil anos. A subida de 1,6 Km relembra o passado militar do Havaí; as estonteantes vistas de Waikiki recompensam o esforço.

À tarde: volte a Waikiki para sua primeira aula de surfe com a Kai Sallas’ Pro Surf School Hawaii. A equipe da escola é formada por surfistas profissionais que ajudarão você a pegar sua primeira onda na parte mais tranquila da praia, para que você não precise se preocupar em bater de frente com outros surfistas.

À noite: não vá embora sem experimentar alguns dos melhores frutos do mar do planeta. Visite o Sansei, em Waikiki, e experimente o ahi de atum cru em estilo havaiano com cebola caramelizada de Maui e brotos de feijão em molho apimentado. Depois do jantar, vá até a praia de Waikiki e caminhe sob o pôr do sol. Observe a cor do céu mudar de azul-bebê para várias tonalidades de laranja, roxo e rosa com o cair do sol.

Dia 2

De manhã: logo ao amanhecer, inspire uma dose de história americana no World War II Valor, localizado no Pacific National Monument. Aqui você confere o ataque a Pearl Harbor que colocou os EUA na Segunda Guerra Mundial. Também é possível organizar visitas ao USS Oklahoma, USS Utah e USS Arizona.

À tarde: ninguém pode ir a Honolulu e deixar de visitar o Ala Moana Shopping Center, um dos maiores shoppings a céu aberto do mundo. Mas Ala Moana não é apenas um shopping antigo. Onde mais você poderia assistir a um show de hula-hula grátis, comer dim sums (bolinhos asiáticos), fazer compras em lojas de grife como Chanel, visitar o correio e ouvir música ao vivo — tudo em um só lugar?

À noite: quando ficar com fome, descubra a diversão local em compartilhar comida pedindo pupus (entradinhas para dividir) de jantar. Para isso, não há lugar melhor que o Uncle Bo’s Pupu Bar & Grill, agitado restaurante no bairro de Kapahulu.

Dia 3

De manhã: evite as filas chegando cedo ao Koko Head Café, restaurante especializado em “brunches” da chef Lee Anne Wong (finalista da primeira temporada do “Top Chef” norte-americano). Próxima parada: a área de preservação de vida marinha do Hanauma Bay State Park é o melhor ponto para snorkeling da ilha. Você ficará maravilhado com a vida marinha do Havaí: veja tartarugas-verdes (honu), peixes-papagaio e o Humuhumunukunukuapua’a, peixe que só existe na região.

À tarde: chegue perto do paraíso assistindo ao sol se pôr no horizonte do mar havaiano. Manter a agitação fará bem às suas energias também. Confira o passeio Sunset Mai Tai Sail, oferecido pela Tom’s Barefoot Tours, e curta lindas vistas de Waikiki, Diamond Head e Honolulu enquanto bebe Mai Tais, champanhe, cerveja e vinho. Deixe a diversão acontecer.

À noite: após se maravilhar com o pôr do sol na praia de Waikiki, jante no Marukame Udon, localizado na Kuhio Avenue. O restaurante é simples e proporciona uma atmosfera casual; experimente o Marukame e depois vá para a cama, exausto e empolgado com todas as aventuras de um dia bem vivido. Quer saber ainda mais sobre a bela Honolulu? Veja nosso guia da cidade.

 

Espero que tenham mergulhado nesse destino incrível que indico a todos.

Mahalo (obrigada em havaiano).

Share This
Fale com a Laki!