Colônia del Sacramento


Ao chegar em Colônia do Sacramento a impressão é de que o tempo parou. Colônia é uma pequena cidade às margens do Rio da Prata, que fica a uma hora de barco de Buenos Aires e a duas horas de carro de Montevidéu. O lugar, de localização estratégica, é perfeito para o descanso que nenhuma capital é capaz de proporcionar, a cidade transmite uma tranquilidade.

As ruas arborizadas, os carros antigos, os restaurantes e cafés charmosos fazem parte do dia a dia da pequena cidade. Caminhar pelas ruelas de pedra observando as paredes rústicas de antigas casas faz valer a fama de Colônia, que tem na simplicidade seu mais valioso bem.

A cidade uruguaia foi fundada em 1680 pelos portugueses e em diversos momentos esteve em disputa com espanhóis, que também contribuíram para a história do local. É a única cidade uruguaia colonizada por portugueses e é tombada pelo Patrimônio Cultural e Natural da Unesco. O passado de transições permitiu que uma arquitetura muito pitoresca se desenvolvesse e, com a boa conservação ao longo dos anos, transformasse Colônia em uma dos destinos mais visitados de nosso país vizinho.

Para conhecer bem a cidade, um dia é suficiente. Mas Colônia do Sacramento é tão encantadora que vale a pena se hospedar por lá e ficar alguns dias aproveitando sua calmaria. Caminhe, descanse, saboreie, tire muitas fotos e se apaixonar pela cidade.

COMO CHEGAR

IMG_9792

Chegar a Colônia del Sacramento é bem simples, você pode fazer tudo por conta própria.

De Buenos Aires: a maneira mais fácil é utilizar os barcos que saem de Puerto Madero. São três opções: BuquebusSeacatExpress. A mais famosa das empresas para fazer a travessia até o Uruguai é a Buquebus, que possui barcos grandes e vários horários diários. Express e Seacat possuem tarifas mais baratas, porém menos horários diários.

De Montevidéo: São 180km separando as duas cidades, e seu acesso é feito pela Ruta 1. De carro, o caminho é bem simples e as pistas são em sua maior parte duplicadas e são muito boas, há dois pedágios em cada sentido de 70 pesos (R$ 7,00). A viagem pode ser feita também de ônibus, a empresa que faz a viagem é a COT e tem a duração de quase duas horas.

ONDE FICAR

Escolher onde se hospedar em Colônia é fácil, porém os valores de hospedagem no Uruguai não são muito baratos, por isso é importante pesquisar antes de escolher o lugar que vai ficar.

A melhor área para se hospedar é ao redor do centro histórico, afinal ele é o destaque da cidade. E a vantagem de ficar no centro é que você poderá conhecer praticamente tudo apenas caminhando. Ficar mais distante do centro pode garantir maior conforto, mas irá precisar de algum transporte.

O QUE FAZER

O mais gostoso e agradável a se fazer em Colônia del Sacramento é caminhar pelo seu centro histórico e curtir a paz das ruas tranquilas, a paisagem de suas casinhas antigas, explorar as lojinhas de souvenirs e artesanatos, e claro almoçar em charmoso restaurante ou tomar um café olhando a paisagem e tranquilidade que a cidade oferece.

ARTESANATO FEITO COM A TÉCNICA DE AZULEJO PORTUGUÊS

ARTESANATO FEITO COM A TÉCNICA DE AZULEJO PORTUGUÊS

LOJINHAS DE SOUVENIRES E ARTESANATO

LOJINHAS DE SOUVENIRES E ARTESANATO

LOJINHAS DE SOUVENIRES E ARTESANATO

LOJINHAS DE SOUVENIRES E ARTESANATO

LOJINHAS DE SOUVENIRES E ARTESANATO

LOJINHAS DE SOUVENIRES E ARTESANATO

LOJINHAS DE SOUVENIRES E ARTESANATO

LOJINHAS DE SOUVENIRES E ARTESANATO

LOJINHAS DE SOUVENIRES E ARTESANATO

LOJINHAS DE SOUVENIRES E ARTESANATO

Não deixe de ir à Plaza Mayor, caminhar pela Calle de Los Suspiros, subir o farol da cidade e assistir o pôr do sol no cais. Colônia é um lugar muito charmoso, basta andar por suas ruas históricas para que a fama da cidade se concretize. Caminhar por toda essa região observando a simplicidade da arquitetura, as lamparinas, as lojas e a vista para o rio é ótimo. Colônia é o lugar perfeito para renovar as energias e descansar.

PÔR DO SOL NO RIO DEL PLATA

PÔR DO SOL NO RIO DEL PLATA

ONDE COMER

As opções de restaurantes em Colônia não são muitas, pois é uma cidade pequena. Mas o que não falta é charme, sentar nas ruas do centro histórico e comer num dos restaurantes é uma delícia!

Uma das grandes vantagens da cidade é que o preço não é exagerado. Mesmo que você jante no melhor restaurante da cidade, não há motivos para se preocupar com surpresas desagradáveis na conta. Para tomar um café nos dias frios ou um sorvete de doce de leite aposte na Freddo, a sorveteria mais famosa de Buenos Aires.

  • CASAGRANDE: Localizado nos arredores da Plaza Mayor, de frente para o farol. O restaurante é um misto de restaurante e bistrô. O ambiente é bem bacana e tinha música ao vivo. Visitamos a cidade em um domingo, então estava cheia a cidade.
CASAGRANDE RESTAURANTE

CASAGRANDE RESTAURANTE

  • FREDDO: localizado na Plaza Mayor, vale tomar o famoso sorvete de Dulce de Leche e um café.
SORVETERIA E CAFÉ FREDDO

SORVETERIA E CAFÉ FREDDO

  • RESTO BAR YACHT: um restaurante localizado no Puerto de Yates, com uma vista linda para o Rio del Plata. Escolhemos este restaurante para comer a sobremesa.
RESTAURANTE BAR YACHT

RESTAURANTE BAR YACHT

DICAS

  •  Para fazer a travessia entre Buenos Aires e Colônia você poderá utilizar passaporte ou RG. A imigração de entrada no Uruguai é feita em conjunto com os procedimentos de saída da Argentina.
  •  Não é necessário alugar um carro para conhecer Colônia, principalmente se você estiver no centro. É fácil conhecer tudo caminhando, mas, se você quiser alugar um veículo para ter mais conforto, há aluguel de bicicletas e carrinhos de golfe.
  • Para sair do porto e ir direto ao centro histórico de Colônia é possível caminhando ou num táxi. Uma corrida de táxi não sai por mais de 15 pesos uruguaios (R$ 2,50).
  • Para caminhar sozinho por Colônia, basta pegar um mapa nos balcões de apoio ao turista. Você encontra balcões de ajuda na rodoviária, no porto e próximo à porta da cidade.
  • É comum aceitarem na cidade não apenas os pesos uruguaios como também pesos argentinos, dólares e reais. Pague com a moeda tiver o câmbio mais vantajoso.
  • No verão faz calor, então use roupas frescas e leves. No inverno faz frio na cidade de Colônia, então use um casaco e um cachecol para se proteger dos ventos.
  • Comprando as passagens de barco com antecedência é possível conseguir tarifas mais baratas. Comprar os trajetos de ida e volta juntos também pode ser vantajoso na hora de pagar.
Share This
Fale com a Laki!