Porto


Porto figura sempre ao lado de Lisboa nos roteiros turísticos de Portugal. Uma das cidades mais importantes do país é também conhecida pelos vinhos de alta qualidade. Quem nunca ouviu falar sobre essa fama? É uma cidade com muita história, paisagens deslumbrantes e um povo hospitaleiro, que adora ouvir o sotaque dos brasileiros.

  • Moeda: Euro
  • Nenhuma vacina é exigida
  • Brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal
  • Idioma: Português

20161005181610732000_888126
O Rio Douro é uma das principais atracções do Porto. A sugestão para o viajante é contemplar o imenso azul em bares que servem vinhos da região. Próximo a esse cenário estão as igrejas da cidade, cobertas por azulejos azuis, transformando as construções em uma peça essencial para qualquer cena de filme de época. Entre as de grande porte estão a Igreja de São Francisco, que possui o interior ornado com anjos, rosas e animais; a Igreja de Santa Clara, que tem uma arquitetura que mescla os estilos barroco e rococó e seu interior é totalmente decorado com esculturas em madeira; e a Catedral da Sé, fundada na idade média e que ainda mantém as torres, o rosário central e as naves originais. Outro passeio fundamental contempla o Museu Nacional de Arte Contemporânea, o mais visitado de Portugal. O espaço possui uma colecção de obras de escultores, pintores e designers portugueses. Na hora de fazer degustações de vinhos do Porto, a vinícola Porto Sandeman é outra atracção bem popular, entre muitas outras.

20160517143132571200_534922
Gastronomia
Um dos mais famosos restaurantes do Porto, entre outros, é o Casa Aleixo (rua da Estação), especializado em refeições locais. Os filés de peixe com arroz de polvo são primorosos. Na decoração do espaço, paredes de pedra enfeitadas de fotografias, chão de calçada portuguesa e balcão de mármore. Se tiver a oportunidade, vá até a cidade vizinha Matosinhos, ponto de encontro das famílias portuguesas. Os restaurantes servem peixes e frutos do mar fresquíssimos, e estão um ao lado do outro, exibindo churrasqueiras na calçada. Recomendação: O Filipe (avenida Engenheiro Duarte de Pacheco).

20160513153603346800_234670
Compras
O Centro Comercial Bombarda é endereço certo para quem deseja voltar para casa com muitas lembranças. O shopping é alternativo com exposições de obra de artes e lojas de souvenirs. Depois, vale a pena um curto desvio para ver de perto as últimas criações do arrojado estilista Nuno Gama (rua Adolfo Casais Monteiro). Quem não fica para trás é o 66 Avenida Brasil, casarão que leva o nome e número da avenida. É outro centro de compras interessante, com roupas de marca, perfumes e cosméticos importados, CDs, joias, livros de arte e arquitetura, bombons belgas, entre outros.

20160513153532235200_739390

Melhor época
A primavera (entre abril e junho) e o outono (entre setembro e outubro) são ótimas épocas para visitar a cidade do Porto. Quem gosta de muito sol também pode viajar durante o verão, mas não pode esquecer o protetor solar.

Share This
Fale com a Laki!