De passado rico, Amsterdã encanta com belos canais, arquitetura única e uma grande variedade de atrações. É uma cidade do século 17 mundialmente famosa. Desfrute de construções históricas, belos museus e do ambiente agradável. Faça um passeio de barco nos canais, passeie pelo Vondelpark e faça compras no centro da cidade. Amsterdam é uma cidade sem igual!

Um passeio em Amsterdã deve sempre começar pela zona Museumplein, onde há a maior concentração de museus da cidade, incluindo alguns dos mais importantes da Europa, como Van Gogh, Rijksmuseum e Stedelijk. É lá também que fica a notável escultura “I Amsterdam”.

Outro prédio interessante da área é o Concertgebouw, a casa de ópera da região. Seguindo caminho, o Albert Cuyp Market, próximo da Cervejaria da Heineken (visita recomendadíssima), é a próxima paragem. Trata-se do maior mercado de rua da Holanda e abrigo dos mais variados comércios. Perfeito para quem quer economizar, em especial na alimentação.

Igualmente interessante é o Vondelpark, considerado um dos mais belos parques da Europa. Localizado no centro da cidade, o local possui lagos, árvores e animais.

MERCADO DE FLORES

Ilumine seu dia com uma visita ao famoso Mercado de Flores flutuante (conhecido localmente como Bloemenmarkt). O Tradicional Mercado de Flores flutuante de Amsterdam está aberto desde 1862. Faça chuva ou faça sol, essa extensão do canal Singel no centro da cidade é repleta de cores vibrantes e fragrâncias de flores frescas de segunda a sábado, atendendo a turistas e moradores. Vá para casa com bulbos de tulipas para seu jardim e plantas para sua casa, além de lembrancinhas divertidas tipicamente holandesas.

 

PRAÇAS DE AMSTERDAM

Amsterdam tem uma variedade de praças especiais, cada uma com características próprias. Onde você encontrará os melhores cafés com varanda e aproveitará a vida noturna animada? Leia mais sobre o que você pode encontrar em cada praça e visite a Waterlooplein, a Museumplein ou a Leidseplein.

  • Praça Dam
    Essa provavelmente é a praça mais conhecida de Amsterdam. Aqui você encontrará o Palácio Real, que recebe os visitantes. Veja como era o cotidiano da realeza. Outra atração imperdível é o Madame Tussauds, o museu de estátuas de cera mundialmente famoso. Na praça, há várias estátuas vivas também. O Monumento Nacional em homenagem às vítimas da Segunda Guerra Mundial fica localizado do outro lado da praça.

 

  • Rembrandtplein
    A Rembrandtplein é o lugar certo se você busca cafés e clubs que ficam abertos até de madrugada. O Escape é o mais famoso de Amsterdam há anos, mas o Café de Kroon também vale uma visita. O Café de Schiller, com sua decoração no estilo Jugendstil, leva você de volta à efervescência da década de 1920. A Rembrandtplein recebeu esse nome em homenagem ao famoso pintor Rembrandt. Sua estátua fica em um lugar de destaque no centro da praça. Em torno dela, você verá personagens de sua obra mais famosa: A Ronda Noturna. Da Rembrandplein, você pode caminhar até a Thorbeckeplein, onde encontrará mais cafés.

  • Leidseplein
    Esta praça fica localizada no centro da vida noturna de Amsterdam. Nas ruas em torno dela, você encontrará boates populares, como a Jimmy Woo e a De Kring. Você também pode visitar um teatro aqui, o Stadsschouwburg ou o teatro DeLaMar. Se quiser passar a tarde desfrutando de uma refeição cheia de estilo, vá para o Cafe Americain no Hotel Americain. Desde sua inauguração em 1902, o mundo dos socialites de Amsterdam frequenta esse espaço amplo, construído e decorado no estilo art déco.

  • Museumplein
    Como o nome sugere, essa praça é famosa por seus vários museus. E eles são nomes sonantes: Rijksmuseum, Museu Van Gogh, Museu Stedelijk – todos ficam em volta da praça. Você sabia que a Museumplein também é a maior praça de Amsterdam? Ela provavelmente lhe lembrará um parque: a superfície maior é tomada por um campo gramado onde as pessoas fazem piqueniques no verão. Ela também é atraente no inverno, quando o lago se transforma em uma pista de patinação no gelo.

  • Waterlooplein
    Você gosta de feiras, pechinchas e bazares? A Waterlooplein é o lugar ideal para você. Roupas de segunda mão, discos de vinil, louças de barro, sapatos, bicicletas – você encontra de tudo por aqui. A feira fica aberta de segunda a sábado, das 9:30 às 18:00. Nas proximidades, você pode visitar a casa de ópera Stopera, onde a companhia de balé nacional se apresenta com regularidade, o Joods Historisch Museum e a Sinagoga Portuguesa. Outro museu que você tem que ver é o Hermitage, uma filial do famoso Hermitage de São Petersburgo, na Rússia.

  • Nieuwmarkt
    Sempre há muito a fazer na Nieuwmarkt. Há uma feira durante o dia e, à noite, com seus diversos cafés, certamente não faltará o que fazer. Eventos são organizados aqui com regularidade, e no verão há um mercado de antiguidades e objetos raros nos fins de semana. A Nieuwmarkt fica bem próxima do bairro chinês, onde você pode apreciar a deliciosa comida chinesa nos restaurantes e fazer compras, bem como do bairro de Lastage, com seus canais e casinhas autênticas.

GASTRONIMIA

O Moeders (Rozengracht) é um restaurante típico holandês e ótima opção para quem deseja experimentar a culinária local. A proposta do estabelecimento é servir comida caseira, o que se torna um diferencial e tanto. O restaurante é decorado com fotos das mães dos clientes.

Para quem deseja um cardápio variado, a sugestão é o Restaurant `t Zwaantje(Berenstraat). O local faz sucesso entre os visitantes por oferecer pratos bem servidos e possuir empregados de mesa dedicados.

Quem estiver com saudades dos famosos self-services, o La Place (Kalverstraat) pode tornar-se o restaurante favorito da viagem. As alternativas são muitas e vão desde sanduíches até um prato quente, passando por saladas, sopas, opções vegetarianas e carnes. Excelente custo-benefício.

No frio uma bebida quente é ideal para saborear as poffertjes (minipanquecas) holandesas.

 

COMPRAS

As lojas mais famosas de Amsterdã estão na Dam Square e nos arredores. Para encontrar as marcas mais famosas do mundo, vá à Bijenkorf, onde tudo é glorioso. Prepare o bolso.

No Centro Comercial Magna Plaza, há outras opções mais baratas, e a variedade, claro, é maior. Outra região bastante prestigiada é a rua Hooftftraat, que conta com as marcas Mont Blanc, Channel, Armani e Ralf Lauren, entre outras.

 

CURIOSIDADES

 

  • O maior jardim do mundo está localizado a cerca de 1h de Amsterdã. O jardim Keukenhof conta com imensos campos de tulipas e flores. É encantador e único!
  • De Março e abril são os meses mais interessantes para visitar a Holanda e Amsterdã, já que a cidade está em época de flores. Outra escolha é viajar no verão, de julho a setembro, quando as temperaturas médias ficam em torno de 20ºC.
  • O I amsterdam City Card é a solução mais conveniente e acessível de viver a cidade de Amesterdam. Visite museus de excelência, faça um cruzeiro pelos encantadores canais da cidade e prove as iguarias locais. Tudo de forma gratuita – ou então com um desconto significativo! Além disso, o City Card dá-lhe acesso ilimitado aos transportes públicos de Amesterdão durante 24, 48, 72 ou 96 horas.

Principais atrações para visitar em Amsterdam

 

Casa de Anne Frank

Museu Van Gogh

A’DAM Lookout

Centro de Ciência NEMO

Cervejarias de Amsterdam

Rijksmuseum Amsterdam

Experimente a Holanda de um ponto aéreo

Johan Cruijff Arena

Museu Van Loon

Oude Kerk de Amsterdam

Distrito da Luz Vermelha

 

DISTRITO DA LUZ VERMELHA

Embora muitas das grandes cidades do mundo tenham um “distrito da luz vermelho”, nenhuma delas é tão aberta aos turistas quanto Amsterdam e o seu Distrito da Luz Vermelha. Embora a cidade tenha três desses distritos, o De Wallen, no centro, é o maior e mais conhecido. Essa parte de Amsterdam é uma das mais antigas da cidade. Vale a pena admirar os canais e a Oude Kerk (“Igreja Velha”), mas é difícil não se distrair com os vários clubes de sexo e prostitutas nas janelas.

Desde o século XIV, o antigo porto interior de Amsterdam transformou-se lentamente em uma área de sex shops, bordéis, bares gays, cafés, “peepshows” e prostitutas em janelas. As luzes vermelhas fluorescentes são uma marca dessa área.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *