COMO EVITAR OUVIDOS ENTUPIDOS NO AVIÃO

Postado | 0 comments


Entupir os ouvidos durante uma viagem de avião é muito comum entre os passageiros. Essa ação do corpo humano acontece também ao realizar atividades, como exemplo, mergulhar. Já se perguntou o por que desse fato? O efeito está relacionado às mudanças de pressão que ocorrem. Acompanhe nosso post e veja como evitar essa situação.

entupimento dos ouvidos no avião, na maioria das vezes, acontece na hora da decolagem e aterrissagem. Nestes momentos, o viajante percebe os efeitos da mudança de pressão no ouvido. Assim, gerando o entupimento ou perda auditiva.

Qual é o motivo específico para o entupimento dos ouvidos no avião?

Mesmo que as cabines dos aviões estejam minuciosamente pressurizadas, a pressão atmosférica muda proporcionalmente à variação de altura. Dessa forma, quanto mais a aeronave sobe durante a decolagem, menor a pressão atmosférica. Quanto mais desce durante o pouso, maior pressão.

E o que isso pode gerar no ouvido? Essa mudança faz com que a trompa de Eustáquio fique bloqueada e sofra, gerando o “Barotrauma”. Típica dor de ouvido que nota-se a bordo do avião.

Bebês e crianças pequenas também sofrem os sintomas ao voarem. Porém, às vezes, os pequenos percebem de forma mais intensa do que os adultos, pois os ouvidos são mais delicados.

É essencial entender que quando o passageiro está com frio ou com febre alta, os efeitos ficam mais acentuados. Por isso, às vezes, é aconselhável evitar o voo.

Como evitar o entupimento dos ouvidos no avião?

Para minimizar os efeitos é necessário que o ar circule pelas passagens de ar dos ouvidos, nariz e boca, portanto, é excelente realizar as seguintes ações durante as fases de decolagem e aterrissagem:

  • Mascar chiclete, chupar bala ou chupeta, no caso de um bebê. O objetivo nesses casos é engolir muita saliva.
  • Beber líquido em pequenos goles também ajuda, pois o movimento que ocorre ao beber o líquido combina muitas das técnicas já testadas.
  • Bocejar ou abrir a boca o máximo que puder e exercitar a mandíbula, movendo-a de um lado para o outro.
  • Aperte o nariz com os dedos e feche a boca, tente liberar o ar pelo nariz. Assim, é possível abrir os ouvidos e equilibrar a pressão.
  • Use tampões filtrados. Embora a eficácia não seja comprovada, é uma possibilidade a ser levada em conta. Esse tampão pode ajustar a mudança de pressão para que não seja tão brusca.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Fale com a Laki!