SANTORINI: A ILHA DOS APAIXONADOS

Postado | 0 comments


Há certos lugares que combinam beleza natural e charme arquitetônico em doses tão precisas e surpreendentes que é difícil acreditar que realmente existam. Santorini, a mais célebre das ilhas gregas, é assim.

A ilha é cheia de magia, principalmente, para quem busca romantismo. Para onde olhar, encontrará paisagens deslumbrantes, como as fotos dos catálogos de viagens usadas para encantar os turistas.

O azul das águas e o branco das casas formam uma feliz harmonia. Santorini tem um cenário lindo, formado de impecáveis cafés e hotéis, bem como o pôr do sol de tirar o fôlego.

Com 73 km² de área, a ilha de Santorini é um dos cantos de um vulcão – ainda ativo – e se originou e assumiu sua forma atual depois de uma de suas maiores erupções, que aconteceu em 1680 a.C.

 

 

O QUE FAZER

Há algumas boas vinícolas na região, onde se podem fazer degustações, assim como ótimas baladas e clubes de música.

Outras atrações são sítios arqueológicos como os de Akrotiri, boas praias como a Red Beach – mas não exatamente espetaculares como as de Mikonos –, o Novo Museu Arqueológico e a vilinha dos pescadores, Ammoudi. Bom mesmo, no entanto, é se perder pelos becos e vielas das vilas.

 

GASTRONOMIA

A culinária grega é uma cozinha tipicamente mediterrânica, conhecida pelos ingredientes naturais, e frescos. Claro que, a culinária de Santorini não seria diferente. A gastronomia por lá tem uma grande variedade de sabores e de cores, e o azeite é uma das presenças essenciais nos principais pratos da região.

Visitar a Grécia e não comer Gyros Pita é o mesmo que ir a Paris e não ver a Torre Eiffel. No resto da Europa, ele é mais conhecido como Doner Kekab, nome proveniente do turco. Ainda não sabe do que estamos falando? Não se assuste, mas estamos recomendando que você coma o que é conhecido no Brasil como churrasco grego.

 

 

LOJAS E MERCADOS

Fira é a região central do destino e oferece mercados tradicionais, lojas e ambulantes com souvenires. O local, claro, está sempre tomado de turistas, por isso, é preciso ter um pouco de paciência para vasculhar o presente ideal.

 

 

COMO CHEGAR

De Pireu, são nove horas de ferryboat ou cinco de barco rápido. No verão há conexões diárias para as ilhas de Paros (quatro horas de ferry ou uma hora e meia de barco rápido), Naxos (três horas de ferry ou uma hora e meia de barco rápido), Ios (uma hora e quinze de ferry e meia hora de barco rápido) Mikonos (seis horas de ferry ou quatro de barco rápido) e Creta (três hora e quinze de ferry ou uma hora e quinze de barco rápido). Há também voos direto de Atenas (50 minutos).

 

 

 

DICAS

  • Para ter uma vista ainda melhor do Mar Egeu, onde está localizada a ilha, suba até o ponto mais alto de Fira, onde além das casinhas características gregas, você encontrará um cenário de brilhar os olhos. Na hora do pôr do sol, o mar fica ainda mais apaixonante, com tom azul celeste ao fundo.
  • Para quem pretende viajar para este paraíso porém precisa dar uma segurada nos gastos, a melhor alternativa é se hospedar em Fira, já que Oía é considerada a parte mais famosa da ilha com os hotéis mais sofisticados, que a tornam uma região bem mais cara.
  • A baía de Amoudi é simplesmente encantadora: um dos cantos mais tranquilos e mágicos da ilha, onde você pensa até que está dentro de um filme com cenas paradisíacas. Além do lindo mar azul com águas cristalinas, onde você pode nadar a vontade, o local oferece ótimos restaurantes que vendem frutos do mar fresquinhos.
  • Para os amantes de vinho, saiba que no rico solo vulcânico de Santorini são cultivadas mais de 36 variedades de uvas, que produzem vinhos deliciosos. Além disso, a ilha conta com um museu do vinho exclusivo, localizado a 8 metros de profundidade, com túneis que mostram a história da produção da bebida em Santorini.
  • Para se apaixonar em um cenário paradisíaco, não deixe de subir no mirante do Castelo Antigo, localizado em Oía, onde você encontra ruínas de uma fortaleza com vista privilegiada para o espetáculo da natureza.

 

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Fale com a Laki!