Em 2017 será completado o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima. As aparições de Fátima são acontecimentos marcantes na Igreja Católica, não apenas pela importância que assumiram para inúmeras pessoas e pela sua extensa divulgação no mundo, mas também pela sua íntima ligação à mensagem evangélica, pela profundidade com que marcam a vivência da fé de muitos dos católicos e pelo alcance profético dos seus apelos.

Cópia de IMG_7767

Fátima é um centro Mariano de grandes peregrinações, particularmente em Maio e Outubro. A 1ª aparição da Virgem em Fátima foi em 17 de maio de 1917. Ela se identificou como a Virgem do Rosário e confiou aos três pastorinhos Lúcia, Jacinto e Francisco, uma série de segredos e recomenda a oração, penitência e, sobretudo a recitação do rosário.

Em 1917, Jacinta Marto, Francisco Marto e Lúcia de Jesus, conhecidos como “os três pastorinhos”, presenciaram seis aparições de Nossa Senhora nos dias 13, de Maio a Outubro, tendo em Agosto acontecido no dia 19 (alguns autores defendem que foi dia 15). No essencial da mensagem, Nossa Senhora teria pedido que se rezasse o terço todos os dias, conversão, e penitência. Aljustrel e Valinhos, distando a poucos quilômetros da Cova da Iria, eram os lugares povoados mais próximos. Numa dessas aparições, a Virgem Maria pediu para construírem uma capela naquele lugar, que atualmente é a parte central do Santuário onde está guardada uma imagem de Nossa Senhora. No decorrer dos anos, o Santuário foi sendo expandido até aos dias de hoje, existindo já uma Basílica e uma grande igreja, aumentando assim a capacidade de acolhimento de peregrinos em recinto coberto.

O Santuário é composto principalmente pela Capelinha das Aparições, o Recinto / Esplanada do Rosário, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e colunatas, casa de retiros de Nossa Senhora do Carmo e Reitoria, casas de retiros de Nossa Senhora das Dores e albergue para doentes, Praça Pio XII e Centro Pastoral Paulo VI, e também a vasta Igreja da Santíssima Trindade, inaugurada a 13 de Outubro de 2007.

fatima

Destacam-se ainda a Capela do Lausperene (onde está permanentemente exposto o Santíssimo Corpo de Cristo na Hóstia Consagrada) e a Capela da Reconciliação, dedicada à celebração do Sacramento da Reconciliação (Confissão).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *