Entupir os ouvidos durante uma viagem de avião é muito comum entre os passageiros. Essa ação do corpo humano acontece também ao realizar atividades, como exemplo, mergulhar. Já se perguntou o por que desse fato? O efeito está relacionado às mudanças de pressão que ocorrem. Acompanhe nosso post e veja como evitar essa situação.
O entupimento dos ouvidos no avião, na maioria das vezes, acontece na hora da decolagem e aterrissagem. Nestes momentos, o viajante percebe os efeitos da mudança de pressão no ouvido. Assim, gerando o entupimento ou perda auditiva.
Qual é o motivo específico para o entupimento dos ouvidos no avião?
Mesmo que as cabines dos aviões estejam minuciosamente pressurizadas, a pressão atmosférica muda proporcionalmente à variação de altura. Dessa forma, quanto mais a aeronave sobe durante a decolagem, menor a pressão atmosférica. Quanto mais desce durante o pouso, maior pressão.
E o que isso pode gerar no ouvido? Essa mudança faz com que a trompa de Eustáquio fique bloqueada e sofra, gerando o “Barotrauma”. Típica dor de ouvido que nota-se a bordo do avião.
Bebês e crianças pequenas também sofrem os sintomas ao voarem. Porém, às vezes, os pequenos percebem de forma mais intensa do que os adultos, pois os ouvidos são mais delicados.
É essencial entender que quando o passageiro está com frio ou com febre alta, os efeitos ficam mais acentuados. Por isso, às vezes, é aconselhável evitar o voo.
Como evitar o entupimento dos ouvidos no avião?
Para minimizar os efeitos é necessário que o ar circule pelas passagens de ar dos ouvidos, nariz e boca, portanto, é excelente realizar as seguintes ações durante as fases de decolagem e aterrissagem:
- Mascar chiclete, chupar bala ou chupeta, no caso de um bebê. O objetivo nesses casos é engolir muita saliva.
- Beber líquido em pequenos goles também ajuda, pois o movimento que ocorre ao beber o líquido combina muitas das técnicas já testadas.
- Bocejar ou abrir a boca o máximo que puder e exercitar a mandíbula, movendo-a de um lado para o outro.
- Aperte o nariz com os dedos e feche a boca, tente liberar o ar pelo nariz. Assim, é possível abrir os ouvidos e equilibrar a pressão.
- Use tampões filtrados. Embora a eficácia não seja comprovada, é uma possibilidade a ser levada em conta. Esse tampão pode ajustar a mudança de pressão para que não seja tão brusca.