A primeira coisa que precisamos ter (e estar na validade) quando planejamos viajar é o passaporte.

 

A validade do documento foi ampliado pela Polícia Federal de 5 anos para 10 anos. Ter que renovar o passaporte em 4 anos e meio não era muito prático, até porque o sistema não é amigável, e encontrar vaga no posto de atendimento mais próximo era muito difícil, (toda cidade tem um dia e hora que o sistema libera as vagas) e é nesse segredo que temos que estar atentos e ligar no número que o site oferece (194).

O novo passaporte é azul e mais duro, pois agora tem um chip com dados pessoais e informações biométricas do portador (fotografia facial e duas impressões digitais), que permitirão a sua comparação automática com os dados impressos na caderneta. Os equipamentos instalados nos postos de fiscalização da PF em aeroportos, portos e fronteiras terrestres já estão preparados para a leitura automática do novo dispositivo. Uma outra alteração importante, é que o documento passou a permitir que crianças e adolescentes viajem sozinhas ou com a presença de somente um dos pais. Agora, ele traz uma autorização automática para que o menor de idade possa viajar apenas com um dos pais ou até desacompanhado.

A outra novidade é que a filiação também passa a constar nos dados. Isso dispensa, por exemplo, a apresentação de outro documento de identidade do passageiro na hora do embarque.

PASSAPORTE-1

 

Para dar entrada no processo basta entrar no site da Polícia Federal aqui  e preencher um formulário com alguns dados como nome, documentos, endereço, filiação, … e ao terminar, basta imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União) de pagamento. A taxa de emissão do documento é de R$ 156,07. Após o pagamento da GRU, você retorna ao site para fazer o agendamento.

 

No dia, data e horário marcado,  chegue com uns 15 minutos de antecedência no posto de atendimento escolhido, portando os documentos abaixo (documentos originais).

  • Documento de identidade
  • Carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN
  • Carteira de trabalho e previdência social – CTPS
  • Título de Eleitor e o comprovante de Quitação Eleitoral aqui
  • Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU
  • CPF
  • Certidão de nascimento (se for solteiro) ou casamento (se for casado).

O passaporte fica pronto em no máximo 10 dias e não precisa levar foto, já que a mesma é tirada no dia marcado. A dica é usar blusa escura pois a foto fica melhor.

Espero ter ajudado e boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *