O Havaí (português brasileiro) ou Havai (português europeu)nota 1 (em inglês: Hawaii; em havaiano: Hawai’i) é um dos 50 estados dos Estados Unidos.

O Havaí localiza-se em um arquipélago no meio do Oceano Pacífico, podendo ser considerado o estado americano mais isolado em relação ao resto do país. Sua capital e maior cidade, Honolulu, localiza-se a mais de 3100 km de qualquer outro Estado americano. O Havaí é o Estado mais meridional de todo o país, sendo considerado parte dos Estados do Pacífico. Sua economia está baseada primariamente no turismo. Barack Obama é o único presidente dos Estados Unidos nascido no estado do Havaí. O cantor Bruno Mars também foi criado na ilhas Havaianas.

O arquipélago que forma o Havaí é conhecido historicamente pelo nome de Ilhas Sanduíche (“Sandwich Islands”). O arquipélago havaiano era povoado por polinésios, sendo que a região era governada por vários chefes polinésios locais, até 1810, quando Kamehameha I centralizou o governo do arquipélago, e instituiu uma monarquia.

O Hawaii se divide em cinco principais ilhas: Oahu, Molokai, Maui, Havaí e Kauai.

hawaiiDetailedMap

A base naval norte-americana de Pearl Harbor foi atacada por aeronaves da Marinha Imperial Japonesa, em 7 de dezembro de 1941. O ataque fez com que os Estados Unidos entrassem oficialmente na Segunda Guerra Mundial. Mais de 2400 pessoas morreram no ataque. Em 21 de agosto de 1959, o Havaí tornou-se o 50.º e último Estado americano a entrar à União.

COMO EXPLORAR O HAWAII

 A maioria dos visitantes chegam via aérea por Honolulu, capital do estado, para se ir de uma ilha a outra devem-se pegar vôos locais.

A ilha que visitei foi a OAHU, a terceira maior ilha do arquipélago. Além de ser a ilha mais populosa, é a mais visitada.

oahu-map-white

Honolulu se divide em dois pontos: a parte comercial e a parte histórica. A praia mais famosa se localiza na capital, Waikiki, que tem 4 km de extensão e no fim tem uma cratera vulcânica conhecida como Diamond Head. Cerca de 65 mil turistas vão a esta praia por dia, em suas areias douradas e águas mornas e claras, cenário perfeito para férias ou lua de mel. O clima é sempre agradável variando de 28 a 30 graus. as noites são estraladas e frescas.

As ruas e shoppings centers sempre lotados de pessoas passeando e surfistas. Como você está nos EUA, não podemos deixar de observar os variados restaurantes, grandes lojas de marcas, lojas de departamento. Tem um outlet dentro da cidade para quem gosta de compras com bom preço.

Um lugar para não deixar de visitar é Pearl Harbour ( eu não fui, pois todos os órgãos públicos estavam em greve, fiquei bem triste). A base abriga navios de guerra, museus militares e memoriais. O mais significativo é o USS Arizona Memorial, instalado no navio que foi afundado durante o bombardeio japonês  de 7 de dezembro de 1941, que matou mais de 2000 oficiais americanos e destruiu 18 navios de guerra, levando os EUA à Segunda Guerra Mundial.

O clima é sempre agradável variando de 28 a 30 graus, as noites são estraladas e frescas, e chove pouco. Uma dica é alugar um carro já no aeroporto para explorar toda a ilha.

Segue um roteiro para não deixar de visitar nenhuma das belas praias e atraçōes de Honolulu:

ÁREA CENTRAL (SUL)

  • Praia de Waikiki
  • Diamond Head (cratera de um vulcão)
  • Cemitério de Punchbowl
  • Aloha Tower

LADO LESTE DA ILHA

  • Hanauma Bay
  • Makapuú Beach
  • Sandy Beach
  • Cockroach Bay
  • Lanikai Beach
  • Kailua Beach

LADO NORTE DA ILHA

  • Haleiwa Beach
  • Waumea Beach
  • Banzai Pipeline
  • Sunset Beach

 

Mahalo (obrigada em havaiano).

2 Replies to “Havaí: o paraíso é aqui!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *