Portugal foi o país mais visitado em 2017, e continua sendo o queridinho em 2018.  As terras portuguesas são mais acessíveis financeiramente do que muitos outros países, a gastronomia é maravilhosa e as cidades são lindas, fazendo a combinação perfeita.

Pensa em visitar Portugal, segue essa listinha de lugares lindos para conhecer:

 

BRAGA

Faz parte de uma história milenar. A região foi iniciada no império romano como Bracara Augusta, em homenagem ao imperador Augusto. Conhecida também como a cidade dos Arcebispos, pois foi um importante local da Península Ibérica. Religiosa, a cidade exibe aos visitantes a Sé Catedral e a Capela de São Gonçalo, construída no século XI e restaurada no século XII. Braga apresenta grandes festas religiosas, principalmente na semana de Páscoa.

portugal11

 

CASCAIS

É conhecida como a riviera portuguesa. Seu primeiro nome foi Fortaleza de Nossa Senhora de Luz de Cascais. No século XIX, o rei D. Luis I, declarou Cascais como região de praia da família real portuguesa. Então, mandou construir dentro da Fortaleza o Palácio da Cidadela, onde os últimos reis de Portugal passaram as férias de verão. Com a vinda da família real para Cascais, a nobreza também se instalou no local.

portugal12

 

COIMBRA

Terceira maior cidade de Portugal, conhecida como capital do amor e do conhecimento. Durante o império foi nomeada como: Conímbriga. Lá, nasceram seis reis de Portugal. Foi ainda o local onde o rei D. Dinis mandou construir a primeira universidade do país. Em Coimbra viveram os eternos apaixonados, D. Pedro e Inês de Castro, onde tiveram três filhos. A rotina de cidade gira em torno da universidade e dos estudantes. Eles dão vida às ruas com famosas festas acadêmicas, por exemplo, a festa das latas e a queima das fitas.

portugal3

 

ÉVORA

Conhecida como a capital do Alentejo, desde 1986 é Patrimônio Mundial da UNESCO. Apresenta um centro bem preservado, rico em monumentos. De acordo com a lenda, Évora teria sido sede das tropas do general romano, Sertório, que em conjunto com os Lusitanos enfrentaram o poder de Roma.

portugal4

 

FÁTIMA

O nome da cidade vem do árabe, Fãtimah. Durante a ocupação moura ou muçulmana, foi na Cova da Iria, em 1917, que nossa Senhora apareceu aos três pastores: Lúcia, Francisco e Jacinta. No total, foram seis aparições, sendo que na última, cerca de 70 mil pessoas assistiram ao milagre do Sol. Especificamente para Lúcia foram revelados os três segredos de Fátima: a Segunda Guerra Mundial, a queda do muro de Berlim e o atentado ao Papa. A cidade apresenta um santuário, com uma linda capela, Capela das Aparições.

portugal5

 

GUIMARÃES

Conhecida como o berço da nação portuguesa. Em uma das torres da antiga muralha está escrito: Aqui nasceu Portugal. O centro histórico do local é Patrimônio Mundial da UNESCO. Essa cidade com mais de um milênio de história, desde sua formação é designada como Vimaranes, pois teve origem com o fundador Vimara Peres, em meados do século IX. Encantadora é um autêntico labirinto de ruas estreitas e sinuosas com casas antigas que nos levam até a praça principal, Largo da Oliveira.

portugal6

 

LAGOS

Tornou-se um dos pontos centrais dos descobrimentos portugueses a partir do século XV. Foi a capital do reino do Algarve, destruída pelo tsunami que também destruiu Lisboa em 1755. No centro da cidade os visitantes podem encontrar o primeiro mercado de escravos da Europa, além de lojas, restaurantes e bares.

portugal7

 

LISBOA

Diz a lenda que o mítico Ulisses chegou até Lisboa e os gregos a chamaram de Ulisseia. Depois, vieram os Finícios e nomearam Lisboa de Alis-hubo. No ano 714 foi chamada de Al-Lixbûnâ pelos povos Mouros. Só em 1147 a cidade de Lisboa é conquistada pelo primeiro rei de Portugal, D. Anfonso Henriques. É a capital de Portugal desde o século XIII. Foi a primeira região demarcada de vinhos do mundo, no vale do Douro, onde é feito o vinho do Porto. O destino tem um clima mediterrânico e sua gastronomia está influenciada pela proximidade do mar.

portugal8

 

NAZARÉ

As mulheres de Nazaré têm como tradição o uso das sete saias, que representam as sete virtudes, sete dias da semana ou as sete cores do arco íris. Foi na Praia do Norte, em 2017, que o Brasileiro Rodrigo Koxa surfou na maior onda gigante do mundo com 24m de altura.

portugal9

 

PORTO

Segunda maior cidade de Portugal, tornou-se a capital do Condado Portucalense. Devido ao seu centro histórico de arquitetura medieval e contemporânea com pontes que atravessam o rio Douro é Patrimônio Mundial da UNESCO. Em Porto, D. João I e a Princesa Inglesa, Filipa de Lencastre, se casaram. Ali, tiveram um filho, o Infante D. Henrique.

portugal14

 

SINTRA

A vila de Sintra é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1995. Seu nome tem raízes Celtas: “Cynthia”, que significa Deusa da Lua. Os romanos chamaram de “Mons Lunae”: Monte da Lua, na ocupação Moura. Nomearam também de Zintira com ocupação dos Visigodos. Depois, com a evolução da língua portuguesa, se tornou Sintra. A conquista dessa vila, no ano de 1147, foi feita pelo primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques. A tal magia de Sintra serviu de inspiração para poetas e escritores. Lord Byron descreveu como o paraíso glorioso. Eça de Queirós fala dos encantos: “Tudo em Sintra é divino, não há um cantinho que não seja um poema”.

portugal10

 

3 Replies to “PORTUGAL: A QUERIDINHA DOS VIAJANTES”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *