Muitos sabem a importância de um seguro viagem quando se vai viajar, pois ninguém sabe qual imprevisto poderá ter, então é bom estar preparado nessas horas. Em todo o mundo, os serviços de saúde são muito caros, fazendo com que os países da Europa tenham um sistema mais rigoroso, obrigando todo turista que chega a ter seguro viagem, caso não tenha, a pessoa corre o risco de ser deportado.
O Tratado de Schengen é um acordo entre os países da Comunidade Europeia que estabelece determinadas exigências aos turistas de outros países, sendo necessária a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros, para as coberturas de assistência médica e repatriação funerária e sanitária, visando assegurar que o viajante terá possibilidade de arcar com eventuais custos que ocorram durante sua viagem.
O Tratado de Schengen permite a livre circulação de pessoas dentro dos países membros do acordo, sem a necessidade de apresentação de passaporte nas fronteiras. Mesmo sem esse controle nas fronteiras é necessário o porte de um documento legal de identificação para os cidadãos residentes nos países membros. No caso dos turistas de países que não são membros do tratado, o mesmo deverá portar o passaporte ou, em caso de longa permanência, o documento legal substitutivo, emitido pelas autoridades de imigração de um dos países membros.
Os países integrantes do Tratado de Schengen são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suiça. Os países Liechtensten, Bulgária, Romênia e Chipe permanecem em fase de implementação.
Espero ter ajudado ou tirado alguma dúvida de algum viajante. Caso queira mais alguma informação, só escrever um comentário abaixo.