O mundo está passando por um momento difícil, uma pandemia fez tudo parar. Com isso fronteiras foram fechadas, viagens foram canceladas e planos tiveram que ser adiados.

Muitos países suspenderam a entrada em seus territórios desde de março, alguns se prepararam para a reabertura a partir de junho. E fica a pergunta, já posso viajar?

A melhor e mais segura resposta: AINDA NÃO!

Acreditamos que não é o momento para se aventurar, tudo está muito incerto ainda. O cenário é muito novo, e tudo pode mudar rapidamente.

A retomada de viagens nacionais e internacionais pós-coronavírus deve ser lenta e gradual. Acreditamos que uma viagem segura pelo Brasil deve ser a partir de setembro, mesmo com as novas medidas de segurança adotadas nos aviões e nos hotéis. Um planejamento de viagem internacional deve ficar para 2021.

O cenário de hoje atualizado é que a Europa somente aceita somente viajantes vindo de outro país de dentro do bloco Europeu. Os Estados Unidos fecharam as fronteiras para Brasileiros por tempo indeterminado. 

Em relação as companhias aéreas algumas irão voltar a voar em julho ou agosto para o Brasil, temos poucos voos cruzando os oceanos.

Abaixo temos o cenário dos principais países em relação às restrições de viagem, abertura de fronteiras e retorno dos voos.

África do Sul 🇿🇦

Os voos para a África do Sul continuam suspensos, no entanto, o governo planeja flexibilizar as restrições. Ao invés de medidas nacionais, um novo sistema de alertas que varia conforme as condições locais de cada província deve ser implementado em breve.

Alemanha 🇩🇪

A Alemanha reabriu parcialmente as fronteiras terrestres com a França, Suíça e Áustria. Regras mais flexíveis foram aplicadas para passageiros provenientes da Espanha e da Itália de avião. Já a fronteira da Alemanha com Luxemburgo segue liberada sem restrições. O governo alemão pretende voltar à “normalidade” a partir de 15 de junho. A companhia alemã Lufthansa possui uma programação especial de voos para São Paulo neste período de pandemia.

Argentina 🇦🇷

Para conter o avanço do coronavírus, a Administração Nacional de Aviação (ANAC) da Argentina suspendeu todos os voos domésticos e internacionais, permitindo que as companhias vendam somente passagens com datas a partir de 1º de setembro. 

Austrália 🇦🇺

A entrada de passageiros na Austrália está suspensa, salvo casos de cidadãos, residentes permanentes e exceções diplomáticas. Austrália e Nova Zelândia planejam uma “bolha de viagem” entre os dois países. Representantes do governo estão discutindo a criação de um corredor especial, permitindo o livre trânsito de passageiros entre as duas nações.

Bolívia 🇧🇴

A Bolívia está com as fronteiras fechadas aos viajantes, sem previsão de reabertura.

Canadá 🇨🇦

A entrada no Canadá continua suspensa, exceto para cidadãos, residentes permanentes e exceções diplomáticas. O fechamento da fronteira entre Canadá e Estados Unidos foi estendido até 21 de junho, com possibilidade de prorrogação. A companhia canadense Air Canada pretende retomar seus voos de Toronto para São Paulo em 1° de agosto, com três frequências semanais.

Catar 🇶🇦

A Qatar Airways reduziu a frequência na rota de Doha para São Paulo de 7 para 4 voos semanais – e assim deve permanecer até 1° de junho.

Chile 🇨🇱

O Chile mantém a suspensão da entrada de estrangeiros, sem previsão de reabertura.

China 🇨🇳

A China reabriu as fronteiras, e algumas regiões já estão lentamente reabrindo para o turismo. O complexo da Disney em Xangai foi reaberto e pode receber 50% da capacidade do público.

Colômbia 🇨🇴

As fronteiras da Colômbia não reabrirão pelo menos até 31 de maio, data para quando foi estendido o isolamento preventivo e obrigatório no país.

Coreia do Norte 🇰🇵

As fronteiras continuam fechadas, inclusive com a China, de onde chegam a maioria dos voos. Somente diplomatas podem atravessar a fronteira.

Coreia do Sul 🇰🇷

As fronteiras estão fechadas e isenção de visto para mais de 90 nacionalidades foi suspensa.

Dinamarca 🇩🇰

Abertura gradual da fronteira com a Alemanha, para outros continua fechada até 15 de junho.

Egito 🇪🇬

Fronteiras fechadas com voos internacionais proibidos. O Egito começou a reabrir os hotéis para turistas domésticos, sob a condição estrita de não operarem acima de 25% de capacidade até o fim de maio, ampliando para 50% a partir de 1º de junho. O país deve voltar à normalidade gradualmente após o fim do Ramadã.

Emirados Árabes 🇦🇪

Abertura gradual de fronteiras. A retomada dos voos da Emirates de Dubai para São Paulo está prevista para 2 de julho, com frequência de quatro vezes na semana, e 14 de julho com frequência diária. A partir de 2 de agosto devem ser reiniciados os voos para o Rio de Janeiro, com quatro frequências semanais até 31 de agosto e frequência diária depois desta data.

Equador 🇪🇨

Fronteiras fechadas. O Equador está em estado de emergência até 15 de junho.

Eslovênia 🇸🇮

As fronteiras da Eslovênia foram reabertas a todos os cidadãos da União Europeia (UE). Estrangeiros provenientes de países de fora do bloco terão de cumprir 14 dias em quarentena.

Espanha 🇪🇸

A Espanha vai reabrir suas fronteiras internacionais para turistas a partir de julho. A companhia aérea espanhola Air Europa pretende retomar seus voos de Madri para o Brasil em junho.

Estados Unidos 🇺🇸

Fronteiras fechadas para Brasileiros por tempo indeterminado. Somente residentes e pessoas que possuem green card podem entrar. Há voos diários de Houston para São Paulo com a United até 5 de julho. A partir de 6 de julho devem ser retomados os voos de Houston para o Rio de Janeiro e de Newark para São Paulo. As operações de Chicago e Washington para São Paulo devem ser normalizadas somente a partir de 24 de outubro.

Estônia 🇪🇪

Estônia, Lituânia e Letônia abriram as fronteiras em comum criando uma “bolha de viagem” entre os países bálticos. Para outros, fechada.

França 🇫🇷

As fronteiras da França permanecem fechadas até 15 de junho para pessoas de fora da União Europeia, salvo residentes permanentes e exceções diplomáticas. Os voos semanais da Air France para São Paulo seguem normalmente.

Grécia 🇬🇷

A Grécia fechou suas fronteiras a estrangeiros, salvo residentes permanentes e exceções diplomáticas. No entanto, pretende reabrir para os turistas internacionais em julho.

Holanda 🇳🇱

A Holanda fechou suas fronteiras a estrangeiros, salvo residentes permanentes, exceções diplomáticas e cidadãos britânicos.

Hong Kong 🇭🇰

Não é permitida a entrada ou trânsito de passageiros em Hong Kong, salvo exceções diplomáticas, residentes permanentes e cidadãos.

Índia 🇮🇳

Fronteiras fechadas e suspendeu temporariamente todos os vistos de estrangeiros. 

Indonésia 🇮🇩

Fronteiras fechadas. O arquipélago fechou suas fronteiras e suspendeu a política de vistos de chegada desde março. Bali pode reabrir para turistas somente em outubro.

Irlanda 🇮🇪

A Irlanda não fechou as fronteiras, mas exige que todos os passageiros recém-chegados sejam encaminhados para quarentena domiciliar por 14 dias. Hotéis, museus e galerias estão com reabertura prevista para 20 de julho, mas os pubs devem permanecer fechados pelo menos até 10 de agosto.

Islândia

Pretende reabrir as fronteiras para turistas em 15 de junho, mas os viajantes devem concordar em fazer o teste para covid-19 na chegada ou fazer quarentena por duas semanas.

Israel 🇮🇱

Fronteiras fechadas, com exceção de residentes permanentes e cidadãos. O trânsito em Tel Aviv está temporariamente suspenso. Israel vem discutindo com outros países um plano internacional para reabrir as fronteiras ao turismo e negócios.

Itália 🇮🇹

A Itália irá reabrir as fronteiras para residentes da União Europeia a partir de junho. A companhia italiana Alitalia  retomou os voos de Roma para São Paulo em 16 de maio, com três frequências semanais.

Japão 🇯🇵

Abertura gradual das fronteiras, com medidas de controle até final de junho e com a proibição de entrada para visitantes do Afeganistão, Argentina, Índia, El Salvador, Gana, Guine, Quirguistão, Tajiquistão, Paquistão, Bangladesh e África do Sul.

Malásia 🇲🇾

Fronteira fechada para outros países com exceção de residentes permanentes e cidadãos. A Malásia reabriu somente as fronteiras terrestres com a Tailândia.

Maldivas 🇲🇻

As Ilhas Maldivas planejam reabrir o Aeroporto para voos internacionais a partir de julho. Existe a possibilidade da cobrança de uma taxa de 200 dólares para entrar no país.

México 🇲🇽

Abertura prevista para junho. As praias do Caribe estão se preparando para a reabertura dos hotéis na primeira semana de junho. Os voos da AeroMexico para São Paulo foram retomados desde 1º de maio, com frequência de duas vezes na semana.

Noruega 🇳🇴

A entrada permanece suspensa para nacionais de fora da União Europeia, salvo residentes permanentes e exceções diplomáticas.

Nova Zelândia 🇳🇿

A entrada de passageiros na Nova Zelândia continua suspensa, salvo casos de cidadãos, residentes permanentes e exceções diplomáticas.

Panamá 🇵🇦

Fronteiras gradualmente abertas. A Copa Airlines pretende retomar os voos para São Paulo no dia 1° de junho com dois voos semanais. 

Paraguai 🇵🇾

Entrada proibida de passageiros, mesmo que em trânsito, e fechou suas fronteiras terrestres.

Peru 🇵🇪

Fronteiras fechadas até 24 de maio, sujeito à alterações. O plano de reabertura será em quatro fases, e estima-se que a normalização de voos internacionais deva ocorrer a partir de agosto.

Polônia 🇵🇱

As fronteiras permanecem fechadas, exceto em 42 postos terrestres com a República Tcheca, Eslováquia, Alemanha e Lituânia.

 

Portugal 🇵🇹

A entrada de passageiros permanece restrita em Portugal, exceto para os que vêm da maioria dos países europeus, residentes, diplomatas, ou que possam comprovar motivos familiares. Portugal anunciou abertura desde 3 de maio.  A companhia portuguesa TAP retornou suas operações no Brasil desde o dia 21 de maio operando voos para Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. 

 

Reino Unido 🇬🇧

Mesmo não tendo fechado as fronteiras, o governo britânico exige quarentena obrigatória de 14 dias para todo e qualquer viajante que chegar no país, incluindo seus próprios cidadãos.

República Dominicana 🇩🇴

Todos os voos para o país estão suspensos e sem data definida para retornar.

Rússia 🇷🇺

A Rússia proibiu a maioria das chegadas de estrangeiros em uma tentativa de conter a propagação do coronavírus, mas a reabertura das fronteiras está prevista para julho. 

Singapura 🇸🇬

Não é permitida a entrada ou trânsito de passageiros em Singapura, salvo exceções diplomáticas, residentes permanentes e cidadãos.

Suíça🇨🇭

A Suíça reabriu alguns postos fronteiriços com a Itália e a França, mas ainda não é permitida a entrada de visitantes, com exceção de residentes permanentes, cidadãos nativos e diplomatas.

Turquia 🇹🇷

A Turquia restringiu a entrada de passageiros que estiveram no exterior recentemente. O país mencionou que poderia reabrir alguns pontos turísticos em maio, mas não deu previsão de quando permitiria a visita de estrangeiros.

Uruguai 🇺🇾

Fronteiras fechadas e todos os voos para o país estão suspensos.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *