EUA autorizam Galeão e Guarulhos a ter triagem americana de imigração e alfândega
Os aeroportos do Galeão no Rio de Janeiro e de Guarulhos em São Paulo foram um dos escolhidos pelo Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos (Homeland Security) para receberem o US Preclearance, programa que permitirá agentes americanos de imigração e alfândega fazerem a triagem de passageiros destinados aos Estados Unidos antes do embarque, ainda no Brasil.
O governo norte-americano selecionou 11 novos aeroportos em nove países para possível expansão do programa. Atualmente, apenas seis têm o US Preclearance. Agora, um acordo entre os governos dos EUA e do Brasil é necessário para que a iniciativa saia do papel. Os aeroportos selecionados junto com os brasileiros foram: Buenos Aires, Bogota, Cidade do México, Milão, Roma, Edimburgo, Osaka, St. Maarten e Islândia.
A medida agilizará o desembarque nos Estados Unidos, já que os passageiros que chegarem lá passarão a ser considerados passageiros domésticos, a medida visa reduzir o atraso dos voos e facilitar a vida dos passageiros que têm conexão nos Estados Unidos, que muitas vezes enfrentam longas filas para a imigração no momento do desembarque.